Portugal e Bulgária encontraram-se esta sexta-feira, no Estádio Municipal de Portimão, para um duelo a contar para a qualificação para o Campeonato da Europa de sub-21, com o resultado a ser favorável aos lusos, com um marcador de 3-0 na terceira jornada.
Os golos da partida acabaram por ser marcados por Rodrigo Mora, que continua de pé quente ao serviço da seleção sub-21, por Tiago Parente, que ainda juntou uma assistência à sua exibição, e ainda por Gustavo Varela.
Todos os tentos portugueses foram apontados já na segunda metade do jogo, com a defensiva búlgara a não aguentar a 'avalanche' ofensiva da equipa das quinas, que foi naturalmente superior.
A vitória começou a ser construída ao minuto 54, com o lateral do Estoril Praia, Tiago Parente, a ser protagonista maior na partida, ao assistir Rodrigo Mora, do FC Porto, para o primeiro da partida.
No entanto, o melhor para o jovem ala esquerdo estava para vir, quando aos 67 minutos de jogo, apareceu sozinho para responder a um ressalto de um remate defendido de Diogo Travassos, colocando a bola no fundo das redes, colocando o resultado já para lá de dúvidas, uma vez que a Bulgária já estava reduzida a 10 unidades, após o segundo amarelo mostrado a Gerogi Lazarov, jogador do Cherno More.
O último golo foi mesmo o com maior nota artística, quando Gustavo Varela, que entrou para o lugar de Chermiti, cimentou o triunfo da seleção portuguesa aos 79 minutos, com um pontapé 'canhão', que ainda embateu na trave da baliza defendida por Plamen Andreev antes de 'beijar' as redes superiores.
Com esta vitória, Portugal assegura por mais uma jornada a liderança do Grupo B desta qualificação, embora devido à diferença de golos favorável face à República Checa, com a turma de Luís Freire a ter 10 golos marcados e nenhum sofrido, enquanto que os checos têm 9-1 como registo.
Gustavo Varela saltou do banco e marcou... depois de ser segunda escolha
O avançado Gustavo Varela, do Gil Vicente, foi convocado para a seleção portuguesa de futebol de sub-21 para os jogos com Bulgária e Gibraltar de apuramento para o Euro2027, substituindo o lesionado Vivaldo Semedo, do Watford.
"O ponta de lança, que já tinha feito parte dos eleitos do técnico Luís Freire em setembro, regressa às opções da equipa das 'quinas' para render Vivaldo Semedo", informou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Vivaldo Semedo, que joga na segunda divisão inglesa, foi dispensado dos trabalhos devido a um traumatismo sofrido no último jogo ao serviço do seu clube e que o afastou dos dois primeiros treinos da seleção: entretanto, foi avaliado pelo departamento médico e foi dado como indisponível.
Portugal visita agora, no dia 14, Gibraltar às 19h00, no Estádio Europa Point, em partidas da terceira e quarta rondas do Grupo B de qualificação.
[Notícia atualizada às 21h31]
Leia Também: "Vitórias são fundamentais. Temos de entrar de forma autoritária..."