O Sporting enviou, esta quarta-feira, um comunicado à imprensa a dar conta da ação disciplinar contra André Villas-Boas.
Em causa estão as declarações do presidente do FC Porto à margem da Gala Portugal Football Globes, realizada esta terça-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras.
"O Sporting Clube de Portugal avançou com uma participação disciplinar contra André Villas-Boas, na sequência das declarações proferidas ontem, durante a Gala Portugal Football Globes, por considerar que as mesmas atentam contra a honra do Presidente e a reputação da Sporting SAD", justifica o emblema de Alvalade.
Recorde as palavras de André Villas-Boas
"A única coisa que tenho notado é a ausência de um dos melhores VAR portugueses, Tiago Martins, que tem sido amplamente criticado pelo presidente do Sporting e do Benfica e está afastado dos clássicos. A coação feita pelos presidentes dos rivais tem impacto direto nas nomeações, Tiago Martins esteve na final da Champions feminina e é supostamente reconhecido como um dos melhores VAR, mas deixou de existir para os jogos grandes... Como é que a mediocridade é premiada com um clássico?", começou por dizer o líder máximo dos dragões, a propósito dos recentes comunicados do Benfica sobre a arbitragem e das recentes declarações de Frederico Varandas.
"Não sei se esse nível de via comunicacional está a ter impacto nas nomeações, mas não posso deixar de constatar factos evidentes para toda a gente. Não queremos estar nessa posição e entrar no mesmo jogo dos outros. Estamos todos ansiosos para ver a quem será hoje atribuído o prémio de 'Calimero do Ano'. Não faltam candidatos… Sabemos que temos de lutar muito para chegar ao título, é o nosso objetivo", prosseguiu, voltando a apontar a mira ao presidente do Sporting.
"O mais grave é ter havido um encontro entre o presidente do Sporting e da Federação, para fazer um mapeamento clubístico dos órgãos sociais da Federação. Isto são declarações graves. Acabei de transmitir ao próprio, acho que não devem passar impunes. Após declarações sobre esse tema escrevi uma mensagem ao presidente da Federação, porque se o seu lema é unir o futebol, declarações destas não podem passar impunes. Porque não pode haver um mapeamento dos órgãos sociais da FPF sem que todos os clubes sejam informados do mesmo. Ou que seja público e não entre duas pessoas. Acho as declarações graves. Se esse encontro aconteceu, se esse mapeamento aconteceu, todos temos o direito de saber quem são essas pessoas. Se quer unir tem de se chegar à frente e, de uma vez por todas, reafirmar a sua autoridade", sublinhou.
Campeonato ainda está numa fase inicial
Ao fim de oito jornadas, o FC Porto lidera a I Liga, com 22 pontos, mais três do que o Sporting, bicampeão nacional, e mais quatro do que o Benfica, que contratou, recentemente, José Mourinho para o comando técnico, sendo o sucessor de Bruno Lage.
Os dragões já mediram forças com os eternos rivais, somando uma vitória (2-1) diante do Sporting, em Alvalade, ao passo que empatou (0-0) na receção ao Benfica.
Leia Também: Benfica responde (novamente) ao FC Porto sobre o Clássico no Dragão
Leia Também: Benfica reage às "declarações falsas" de André Villas-Boas
[Notícia em atualização]