Rafael Leão virou, nos últimos dias, tema de novo debate em Itália e, como seria de esperar, também Antonio Cassano quis comentar o atual momento de forma do internacional português. No programa 'Viva El Futbol', da BoboTV, o antigo internacional italiano acusou o internacional português de ter falta de humildade.
"Tive a sorte de jogar com jogadores realmente fenomenais, mas Leão não faz parte deles. Ele acha que é fenomenal. É isso que me deixa realmente incomodado", começou por dizer Cassano, citado pelo Calciomercato, prosseguindo.
"Ele não tem noção de jogo, não sabe proteger a bola, não remata bem com nenhum dos pés. É fraco, não marca golos e não faz assistências. Só tem velocidade e pouco mais", vincou o ex-Real Madrid, antes de também deixar farpas à direção do AC Milan.
"Mas nem tudo é culpa dele. É do AC Milan, que lhe paga oito milhões de euros. Se olharmos para os últimos anos dele e de [Riccardo] Orsolini, os seus salários deveriam ser trocados", atirou Cassano, fazendo uma comparação direta entre o português e o avançado italiano do Bologna, alongando-se nesta avaliação.
"Se tivessem a pagar-lhe um milhão ou 1,5 milhão, eu seria igual a toda a gente e dizia: 'Ok, tudo bem'. Se olharmos para os últimos quatro ou cinco anos de Leão e fazendo o mesmo com Orsolini, a realidade é que Orsolini poderia ter ganho oito milhões e o Leão nem dois. Isto são factos. O Orsolini não é um jogador que eu goste muito, mas isto são factos. Um joga no Bologna e o outro pelo AC Milan, com grandes jogadores", rematou o antigo jogador italiano, conhecido pelas suas opiniões controversas.
Cassano tem razão?
A comparação entre Rafael Leão e Riccardo Orsolini pode parecer desajustada à primeira vista, mas vale a pena olhar para os números dos dois jogadores. Olhando, então, para as últimas quatro épocas, os números provam que Antonio Cassano está... enganado.
Rafael Leão
- 2024/25: 12 golos e 11 assistências em 50 jogos
- 2023/24: 15 golos e 13 assistências em 47 jogos
- 2022/23: 16 golos e 12 assistências em 48 jogos
- 2021/22: 14 golos e 12 assistências em 42 jogos
Riccardo Orsolini
- 2024/25: 17 golos e quatro assistências em 40 jogos
- 2023/24: 10 golos e duas assistências em 34 jogos
- 2022/23: 11 golos e quatro assistências em 34 jogos
- 2021/22: Sete golos e três assistências em 30 jogos
Somando golos e assistências e fazendo uma média tendo em conta o número de jogos, as contas mostram que Leão precisa de 1,8 jogos para conseguir marcar ou assistir, ao passo que Orsolini necessita de 2,4 partidas para somar um remate certeiro ou assistir algum colega.
Relação conflituosa
O nome de Rafael Leão está longe de ser consensual em Itália, e os últimos dias trouxeram de novo isso à tona, sendo Antonio Cassano uma das vozes mais críticas desde sempre.
O antigo avançado italiano já deixou várias farpas ao craque luso de 26 anos que já respondeu, numa ou outra ocasião, recorrendo às redes sociais. Numa das mais polémicas, Rafael Leão chegou a usar um emoji de um palhaço para responder a Cassano.
Leia Também: Rafael Leão volta a dividir Itália: "Ainda não percebeu o quanto é bom"