Francisco Panchito Velázquez, antigo jogador do Benfica e considerado um dos melhores hoquistas da sua geração, foi, na segunda-feira, formalmente acusado de exibicionismo e assédio sexual de menores na Argentina. A acusação foi feita por três mulheres, sendo que uma delas é uma menor com apenas 17 anos.
De acordo com as informações que foram avançadas pelo Canal 13 San Juan, o suposto crime terá tido lugar na madrugada de domingo. As alegadas vítimas frisam que o antigo jogador de hóquei foi apanhado sem roupa a observar as jovens enquanto estas dormiam.
A denúncia foi apresentada pelas três mulheres ao Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e de Género (CAVIG), mas como, supostamente, haverá uma menor de idade envolvida, o caso foi rapidamente transferido para o Centro Integral de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas (ANIVI).
Ao que tudo indica, parece não existir qualquer relação entre o argentino de 50 anos e as três mulheres. Enquanto a investigação continua por parte das autoridades argentinas, o antigo hoquista recebeu uma ordem de restrição e não se pode aproximar das três jovens durante três meses. Espera-se que, nos próximos dias, sejam ordenadas novas medidas.
Entretanto, e em declarações prestadas ao jornal argentino Diario de Cuyo, Panchito Velázquez negou todas as acusações e garantiu estar inocente.
"É um momento muito triste, mas estou completamente inocente. A notificação judicial fala numa ordem de restrição, mas o meu advogado disse-me para não dizer mais nada por agora...", defendeu-se o antigo hoquista, de 50 anos.
Panchito Velázquez é um dos ídolos do hóquei em patins argentino e também está na história como um dos melhores hoquistas do Benfica. Representou o clube da Luz durante quatro temporadas, entre 1999/00 e 2002/03.
Ao serviço do Benfica, Panchito Velázquez venceu a Taça de Portugal em três ocasiões e a Supertaça noutras duas. Foi campeão do mundo com a Argentina em 1995 e conta ainda com títulos europeus e mundiais ao serviço do Barcelona, clube que representou em 1997/98.
Recentemente, o antigo hoquista foi apresentado como apoiante da candidatura de João Noronha Lopes às eleições do Benfica do próximo dia 25 de outubro.
Panchito Velázquez é Benfica em movimento. Um artista que encheu pavilhões de Norte a Sul, espalhando magia e arrastando multidões.
— João Noronha Lopes (@jnoronhalopes) August 8, 2025
O Maradona de patins, vindo da mítica cidade de San Juan, a capital mundial do Hóquei. Um argentino que se tornou ídolo em tempos conturbados do… pic.twitter.com/GhKqTSCLSe
Leia Também: Noronha Lopes 'recruta' nome de peso para as eleições no Benfica