Procurar

Ex-Benfica: "Fui para a AS Roma por Mourinho, mas não me respeitaram"

Médio sérvio voltou ao campeonato italiano no último verão, pela porta da Sassuolo, mas não esquece a forma como foi tratado na AS Roma, onde estivera apenas por uma temporada.

Ex-Benfica: "Fui para a AS Roma por Mourinho, mas não me respeitaram"

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
07/10/2025 10:24 ‧ há 7 horas por Francisco Amaral Santos

Nemanja Matic está de volta ao futebol italiano depois de ter assinado pela Sassuolo no último verão. O antigo médio do Benfica já havia estado em solo transalpino, vestido a camisola da AS Roma em 2022/23, mas as memórias que guarda não são as melhores. Em entrevista à Sky, emitida na segunda-feira, Matic revelou que Mourinho foi a razão pela mudança para Roma, mas também garantiu que não foi respeitado pelos responsáveis do clube. 

 

"Tenho de começar pelo início de tudo. Deixei o Manchester United e escolhi a Roma por ser um projeto no qual podia ficar um par de anos. Recebi ofertas interessantes com três anos de contrato e não era mais um jovem", começou por dizer Matic, citado pelo portal RomaPress, prosseguindo. 

"Depois o Mourinho chegou à Roma. Não aceitei de imediato porque era apenas um ano de contrato, mas depois de falar com Mourinho e o agente dele... Especialmente por ele eu escolhi a Roma e eles disseram-me: 'Assina e se tudo correr bem falamos sobre a renovação em janeiro'", recordou o médio sérvio de 37 anos. 

Nemanja Matic viveu, assim, sempre à espera da uma chamada para renovar contrato, algo que acabaria por nunca acontecer. De resto, o experiente jogador até tomou uma decisão drástica em fevereiro de 2023. 

"No início não foi fácil. Mesmo para a minha família, não tivemos a estabilidade necessária. Escolhi a Roma sobretudo por causa de Mourinho. Penso que joguei bem e estava feliz, mas em janeiro ninguém bateu à minha porta", explicou, antes de revelar mais detalhes. 

"Fiz eu próprio o contacto e eles disseram-me que se eu jogasse 50% dos jogos, eu iria renovar automaticamente. Mas isso não aconteceu. Era algo acordado no verão anterior. Portanto, senti que estava em constante julgamento, mas eu era um jogador experiente e merecedor do maior respeito. Em fevereiro disse-lhes que iria dar o máximo pela equipa até final, mas que sairia na época seguinte", afirmou. 

Apesar de sentir uma grande mágoa, por culpa do comportamento da direção da AS Roma, Matic não deixa de nutrir um carinho especial pelo clube, frisando não ter nada a apontar aos adeptos.

"Decidi sair por mim. Dei tudo. O problema são as pessoas que prometem coisas e que não as cumprem. Senti falta de estabilidade e não me sentia confortável com aquilo. Eu fiz o meu melhor e sentia-me bem em campo. Senti o carinho dos adeptos, que me respeitaram mais do que o clube", rematou Matic. 

Passagem pela Luz 

O nome de Matic é amplamente conhecido no futebol mundial, nomeadamente em Portugal, onde deu nas vistas ao serviço do Benfica. Em 2011/12, o médio sérvio chegou à Luz, oriundo do Chelsea, perante a desconfiança dos adeptos,  mas em 2012/13 afirmou-se de forma categórica e acabaria por sair, em janeiro de 2014 para... voltar aos azuis de Londres. 

O Benfica, que havia pago cinco milhões de euros, aceitou os 25 milhões colocados em cima da mesa e Jorge Jesus perdeu, assim, um dos seus jogadores mais influentes. 

Matic deixou saudades por entre os adeptos do Benfica, que também apreciavam o facto de o médio sérvio ter apreendido a língua portuguesa e comunicar de forma muito eficaz. 

No Chelsea, Matic foi orientado por José Mourinho, situação que se repetiu por mais duas vezes: no Manchester United e na AS Roma. 

Leia Também: José Mourinho juntou-se a 'clube' especial com o regresso ao Benfica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si