O Rio Ave viu-se grego para vencer, mas acabou por alcançar a primeira vitória da época na I Liga. Depois de oito jornadas sem conhecer o sabor dos triunfos, o conjunto de Vila do Conde quebrou esse jejum com uma vitória este domingo na receção ao Tondela, por 3-0.
A jogar em casa, a formação orientada por Sotiris Silaidopoulos, que não vencia para o campeonato desde maio do ano passado, entrou da melhor forma na partida. Logo aos seis minutos de jogo, um remate de ressaca de Vrousai obrigou Bernardo Fontes a fazer uma espetacular defesa. Do lado oposto, Cezary Miszta anulou o que podia ser um golo de Pedro Maranhão.
O Tondela tinha entrado melhor nesta partida, mas a turma de Vila do Conde conseguiu reagir de forma positiva e não só equilibrou o duelo, como tomou conta do ritmo de jogo e acabou por chegar ao golo da vantagem perto da meia hora de jogo.
Aos 25 minutos, Clayton Silva desmarcou-se pelo corredor direito, e cruzou para a zona do segundo poste, onde apareceu Dario Spikic a finalizar. A formação da casa prosseguiu o bom momento na contenda e ampliou a vantagem à beira do intervalo. Após um pequeno desentendimento entre Brayan Medina e o guardião Bernardo Fontes, André Luiz recuperou o esférico e, sem oposição, dilatou a vantagem dos vilacondenses.
A perder ao intervalo, Ivo Vieira fez mexidas na equipa e lançou em campo Hugo Félix... que teve um espectador especial nas bancadas do Estádio dos Arcos. O internacional por Portugal João Félix esteve a assistir ao jogo do irmão, que joga pelos beirões, antes de se juntar aos trabalhos da seleção nacional.
Fruto das alterações efetuadas no tempo de descanso, o Tondela reentrou muito bem na partida, ao passo que o Rio Ave limitou-se a defender no recomeço do duelo. Apesar deste bom momento na segunda metade, a formação visitante foi bastante perdulária nas ocasiões de perigo de que dispôs e acabou por sofrer o 3-0 na única oportunidade de perigo protagonizada pelo Rio Ave desde a vinda dos balneários.
Decorria o minuto 73 quando o Rio Ave colocou um ponto final na história da partida no Estádio dos Arcos. André Luiz, que tinha marcado à beira do intervalo, lançou Clayton na profundidade e o avançado brasileiro, de um ângulo pouco favorável, finaliza com um remate potente, juntando o golo à assistência para o primeiro tento vilacondense.
Apesar dos três golos de desvantagem no encontro, o Tondela tentou o tudo por tudo para apontar o golo de honra nos Arcos. No entanto, a formação tondelense não foi feliz no momento da finalização e o Rio Ave acabou por alcançar uma vitória tranquila.
Quem acabou por 'borrar' a boa exibição que vinha fazendo foi Clayton, que foi expulso por acumulação de amarelos aos 89 minutos. Do lado contrário, Medina também viu o segundo amarelo no descontos e foi tomar banho mais cedo.
Com este resultado, e consequente primeira vitória na edição deste ano da I Liga, o Rio Ave afastou-se da zona de descida e subiu ao 12.º lugar com oito pontos, ultrapassando Casa Pia e Santa Clara. O Tondela continua em zona de descida e segue no 17.º posto com cinco.
Leia Também: EM DIRETO: Famalicão empata em Arouca. Segue-se o Rio Ave-Tondela