Procurar

Gary Neville 'atira-se' a Ruben Amorim: "Pior coisa que pode fazer"

Lenda do Manchester United não gostou do discurso de Ruben Amorim na passada sexta-feira, que visava as críticas dos comentadores, e apontou para a falta de mentalidade que existe atualmente em Old Trafford.

Gary Neville 'atira-se' a Ruben Amorim: "Pior coisa que pode fazer"

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
05/10/2025 11:23 ‧ há 1 dia por Francisco Amaral Santos

Nem a vitória frente ao Sunderland (2-0), registada na tarde de sábado, fez abrandar as críticas dirigidas a Ruben Amorim. Desta vez foi Gary Neville a apontar o dedo ao treinador português do Manchester United, mas não pela exibição da equipa, mas sim pelo discurso protagonizado na sexta-feira. No podcast em nome próprio que tem na Sky Sports, o antigo jogador dos red devils lamentou que Amorim procure "desculpas" para justificar os maus resultados. 

 

"Não tenho tempo para isso. Se os comentadores estão a entrar na tua cabeça, então não devias jogar por esse clube. É tão simples quanto isto. As pessoas lembram-se quando Alan Hansen criticava-nos quando éramos miúdos, dizendo que "não podíamos ganhar a jogar com estes miúdos?" Era o melhor central de sempre naquela altura, o mais bem-sucedido de todos os tempos a falar sobre nós como sendo inferiores e não sendo bons o suficiente. Pensam que nunca fomos criticados ao longo das nossas carreiras?", começou por questionar Gary Neville, citado pelo Daily Mail, prosseguindo. 

"Peço desculpa, mas se jogas no Manchester United isto faz parte do jogo. Precisas de passar ao nível seguinte. Eu nunca culpei alguém quando perdemos os jogos. Estive num balneário que quando perdíamos um jogo, tu entravas e dizias: 'Desculpem por hoje, rapazes. Fiz asneira naquele golo'. Havia sentido de responsabilidade. Por que razão estar a culpar outras pessoas quando perdes os jogos? Isto é um grande problema. Eu não tenho tempo para isso. Mentalidade de desculpas, atalhos e culpar outras pessoas é a pior coisa que podes fazer na vida", vincou o antigo lateral direito, agora com 50 anos, antes de deixar um último recado a Amorim e ao plantel do United. 

"Os jogadores precisam de se concentrar naquilo que estão a fazer, fazer o seu trabalho da melhor forma e ganhar jogos. A única coisa que irá calar as pessoas é ganhar jogos e eles não o fazem de forma recorrente", rematou Neville que vestiu a camisola do clube de Manchester por 600 ocasiões. 

Afinal, o que disse Amorim? 

Na origem destas críticas de Gary Neville estão as palavras de Ruben Amorim, que na antevisão ao jogo com o Sunderland voltou a reforçar a mensagem de que os jogadores devem desligar-se das redes sociais e de aquilo que é dito pelos comentadores. 

"É muito importante [viver numa bolha]. Não há ninguém no mundo que consiga ler e ouvir tudo sobre as pessoas que entendem o futebol e que são influentes. Eu tento ver todos os jogos. Eu sei que vejo mais vezes os jogos do que todos eles [comentadores], porque eles têm de ver todos os jogos da Premier League e dar opinião", começou por explicar o técnico luso de 40 anos.

"A minha opinião é completamente diferente, porque eu vejo os jogos, vejo os treinos, entendo os meus jogadores, percebo o que estou a fazer e continuo o meu trabalho desta forma. É impossível sobreviver neste clube ouvindo todas essas coisas", rematou Ruben Amorim.

As palavras terão, assim, 'ferido' alguns comentadores, mas acabaram por ser suficientes para que os jogadores do Manchester United dessem uma boa resposta em campo, vencendo o Sunderland cerca de 24 horas depois. Ao mesmo tempo, a pressão sob Amorim também diminuiu significativamente, ainda que o próximo jogo seja frente... ao Liverpool.  

Leia Também: Como poucas vezes se tem visto. A reação de Amorim após vitória do United

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si