Sporting e Sporting de Braga marcam encontro no Estádio de Alvalade ao fim da tarde deste domingo, numa partida referente à oitava jornada da I Liga, onde os quatro primeiros classificados se defrontam num dia cheio de emoções para os adeptos destes clubes.
As duas equipas vêm de desafios europeus, com uma diferença grande nos resultados obtidos, já que os leões perderam em Nápoles, em Itália, por 2-1, enquanto que os bracarenses foram até à cidade de Glasgow, na Escócia, para vencer o Celtic, por 2-0.
Neste parâmetro, as duas equipas têm prestações na Europa completamente diferentes, com a turma de Rui Borges a só ter perdido na Liga dos Campeões e a de Carlos Vicens a só ter vencido na Liga Europa.
Já na I Liga, o cenário é bem diferente, já que o Sporting venceu todos os jogos exceto frente ao atual líder FC Porto, onde perdeu por 2-1 no Estádio de Alvalade, encontrando-se, portanto, na segunda posição.
Quanto ao Sporting de Braga, a história muda de feição, já que se encontram na nona posição e contam apenas com dois triunfos e três empates, estando muito aquém das expectativas do início da temporadada.
No que ao histórico de confrontos diz respeito, ambas as equipas já jogaram 163 vezes na sua história, com uma clara vantagem do clube de Alvalade, que conta com 100 vitórias, tendo ainda existido 26 empates e 36 triunfos do Sporting de Braga.
Ainda assim, o histórico mais recente continua a ser favorável aos leões, com três vitórias e um empate, com apenas um derrota nos últimos cinco jogos entre os dois emblemas.
O encontro entre o Sporting e Sporting de Braga está agendado para as 19h15 deste domingo e contará com a arbitragem do árbitro Cláudio Pereira, da AF Aveiro. Poderá acompanhar, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida, mais logo, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Rui Borges
Sporting está a ser beneficiado?: "O Rui Borges está focado no jogo. Em relação a isso, o presidente já falou. Tudo o que ele disser, eu assino por baixo."
Dúvidas dos adeptos sobre Rui Borges: "Eu comecei a treinar no Mirandela, a minha terra e todos me conhecem. Alguns duvidavam. Não vão duvidar no Sporting? Faz parte. E agora que sou treinador do Sporting, os que duvidavam no Mirandela já dizem que sou um grande treinador por ser de Mirandela. Faz parte a crítica. Se toda a gente gostasse do mesmo estava o mundo de pernas para o ar. Não me preocupo com isso. Sei o carinho que recebi desde que aqui cheguei. Mesmo na rua tem sido fantástico. No estádio tem sido absolutamente incrível. Aqui importa o Sporting, independentemente do treinador e dos jogadores. Acredito que, aos poucos, mais gente acredita no nosso trabalho. Tudo o que me move é ganhar e fazer o melhor pelo Sporting."
Alterações no onze?: "Todos eles estão disponíveis. Têm de estar preparados para jogar e para não jogar. Quem entrar, dará uma boa resposta. Percebem a ideia da equipa e, acima de tudo, a confiança da equipa técnica é a mesma para todos eles. A motivação e ambição é coletiva. Quem jogar fará um grande jogo, tenho a certeza."
Carlos Vicens
Importância do jogo europeu: "Estamos contentes pela versão que oferecemos na Escócia, contra uma equipa muito competitiva, soubemos competir e voltámos a ser uma equipa com alma, unida e que trabalhou muito."
Elogios a Rui Borges: "Vamos enfrentar o bicampeão, que tem uma maneira muito definida de jogar, o Rui [Borges] fez um trabalho impecável [na época passada], herdou uma equipa de Rúben [Amorim] muito bem trabalhada e não era fácil o papel de dar continuidade a esse trabalho. Conseguiu pôr o seu selo e ser campeão."
Descanso inferior ao do Sporting: "Jogámos um dia mais tarde do que eles e tivemos complicações na volta, porque não pudemos aterrar em Vigo, só em Santiago de Compostela, e depois viemos de autocarro, mas não há desculpas. Vamos preparar a equipa hoje e amanhã [domingo], ver quem está melhor e escolher a equipa para ir a Alvalade fazer um bom resultado."
Últimos resultados
Sporting: D-V-V-V-V
Sporting de Braga: D-E-V-D-V
Últimos onzes
Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, João Simões, Geny Catamo, Francisco Trincão, Geovany Quenda, Fotis Ioannidis.
Sporting de Braga: Lukas Hornicek, Bright Arrey-Mbi, Gustaf Lagerbielke, Vitor Carvalho, Yanis da Rocha, Florian Grillitsch, Gorby Baptiste, Leonardo Lelo, Pau Victor, Amine El Ouazzani, Ricardo Horta.
Ausências
Sporting: Nuno Santos e Daniel Bragança (lesionados);
Sporting de Braga: Paulo Oliveira, Mario Dorgeles, Gabriel Moscardo e Jónatas Noro (lesionados).
Leia Também: Sem interesse no Clássico e pensar apenas no Braga. O que disse Borges
Leia Também: Carlos Vicens quer usar triunfo europeu do Braga para ganhar ao Sporting