Lusitânia de Lourosa e Farense encontraram-se nesta manhã de sábado para um duelo a contar para a sétima jornada da II Liga, que terminou com uma vitória forasteira do conjunto algarvio, com um resultado de 2-1, naquela que foi a terceira vitória em quatro jogos para os leões do Algarve fora de casa esta temporada.
Este é um dado curioso, porque neste início da época 2025/26, o Farense só perdeu em casa nos jogos disputados em Faro, encontrando a sua 'fortaleza'... onde quer que vá jogar, excepto no Estádio de São Luís.
O jogo foi muito mexido na primeira parte e mais calmo na segunda, com todas as oportunidades de claro perigo a surgirem nos 45 minutos iniciais, onde surgiram os três golos da partida.
O primeiro até foi marcado pela equipa da casa, que viu um excelente cruzamento de Arsénio chegar aos pés de Tiago Dias, que não desperdiçou a assistência perfeita para inaugurar o marcador, logo aos sete minutos de jogo.
No entanto, a festa minhota não durou mais do que sete minutos, uma vez que, aos 14 minutos da partida, Marco Matias empatou o jogo, depois de ver um remate de Cláudio Falcão ser defendido para a frente por Vitor Hugo, o extremo de 36 anos ficou na cara do guardião e não teve problemas em conseguir fazer o 1-1.
Este golo deu alento à equipa do Farense, que encostou o Lusitânia de Lourosa 'às cordas' durante mais uns minutos, chegando mesmo ao golo da reviravolta no marcador ainda antes do intervalo, ao aproveitar uma grande penalidade a seu favor, depois de Rafinha ter sido derrubado pelo guarda-redes dos minhotos. Derick Poloni não 'tremeu' na marca dos 11 metros e deu a vantagem aos algarvios aos 38 minutos.
Com tanta ação na primeira parte, a segunda acabou por ser o oposto, com poucas ocasiões de golo e com o Farense a querer apenas controlar a posse de bola para manter a vantagem no marcador até ao final, algo que conseguiu mesmo fazer, já que o Lusitânia, apesar de ter tentado chegar à baliza defendida por Brian Araújo, não conseguiu causar perigo de maior.
Isto até ao último minuto, quando teve uma grande penalidade a seu favor, devido a uma mão na bola de um jogador do Farense. no entanto, o camisola nove do Lusitânia de Lourosa não conseguiu colocar a bola no fundo das redes, sendo travado por Brian Araújo, que adivinhou o lado e defendeu o penálti.
Com esta vitória, o Farense ultrapassa o Lusitânia de Lourosa na tabela classificativa, subindo ao sétimo lugar da II Liga, com 10 pontos em sete jogos, com os minhotos a ficarem-se pelo oitavo lugar, com nove pontos, ainda que ambos sejam à condição, uma vez que ainda faltam vários adversários à volta disputar os seus jogos.
Leia Também: Desportivo de Chaves bate Farense e continua perto do pódio