Kenneth Taylor foi um dos grandes alvos do FC Porto no último verão. O médio neerlandês de 23 anos estava na agenda de André Villas-Boas e Francesco Farioli, mas os dragões acabaram por esbarrar nas altas exigências financeiras do Ajax e deixaram cair a sua contratação. Ora, poucos meses depois, Taylor admite que viveu um período complicado por conta de tal desfecho, pese embora garante estar feliz em Amesterdão.
"Não quero deixar o Ajax assim de repente. O FC Porto é um grande clube. Não considero um castigo estar aqui. Certamente não estou desiludido com o Ajax. Foi difícil por um tempo, quando a janela de transferências fechou. Depois, consegui mudar de ideias rapidamente", começou por dizer Kenneth Taylor, em entrevista à ESPN, publicada na sexta-feira.
Com a eventual mudança para Portugal descartada, para já, o jogador formado no Ajax até já admite o cenário de renovação do atual vínculo que termina dentro de dois anos.
"Ainda não sei [se vai renovar]. Eles [Ajax] já sinalizaram essa intenção, mas ainda não estamos a trabalhar nisso", afirma o internacional neerlandês.
Elogios para Farioli
Um dos grandes trunfos do FC Porto na hora de negociar com o Ajax era... Farioli. O treinador italiano queria contar com o jogador que havia orientado nos Países Baixos e Kenneth Taylor não deixa de lamentar que a boa temporada com Farioli não tenha sido devidamente premiada com o título de campeão.
"Sem ele, não estaríamos onde estamos agora. Tínhamos um objetivo e o alcançámos. É claro que queríamos ser campeões e quando temos nove pontos de avanço... Ainda é doloroso. Mas funcionou durante toda a temporada. Como Ajax, devemos e queremos sempre projetar isso. É nisso que acredito. Fizemos as coisas de uma maneira certa na temporada passada", apontou o médio nascido Alkmaar, recordando a forma como o Ajax perdeu o campeonato na última jornada com um novo tropeção em Groningen.
Os valores em cima da mesa
Vale, ainda, recordar os valores que estiveram em cima da mesa de FC Porto e Ajax por Kenneth Taylor. A direção liderada por André Villas-Boas chegou a avançar com uma oferta formal no valor total de 15 milhões de euros, mas essa mesma proposta foi encarada como "ridícula" pelos responsáveis do clube neerlandês.
Decorria o mês de julho quando surgiu a informação avançada pelo Telegraaf, jornal dos Países Baixos que explicava ainda que o Ajax apontava para os 35 milhões de euros para deixar sair um dos elementos mais importantes do plantel.
As negociações entre as partes esfriaram e apenas na reta final do mercado de verão é que o Ajax admitiu baixar o valor em 10 milhões de euros. Ou seja, para 25 milhões. No entanto, já era tarde demais para o FC Porto, que reforçou a zona intermediária do terreno com as chegadas de Victor Froholdt (Copenhaga) e Pablo Rosário (Nice), para além de Gabri Veiga (Al Ahli).
Por sua vez, Kenneth Taylor permaneceu no Ajax e encontra-se agora a cumprir aquela que é a sua sexta temporada ao serviço da equipa principal.
Leia Também: Froholdt fala do duelo com Benfica e aponta Cristiano Ronaldo como ídolo