Em partida realizada no Funchal, o conjunto visitante esteve por duas vezes à frente do marcador, com golos de André Clóvis, de grande penalidade, aos 56 minutos, e Samba Koné, aos 63, tendo os madeirenses respondido com tentos de Noah Madsen, aos 59, e Adrián Butzke, aos 90+7, que resgatou um ponto para o 'leão' do Almirante Reis.
Depois de um início pouco movimentado, o emblema insular tomou conta das operações, dominando quase por completo durante a primeira parte e criando várias ocasiões a partir do quarto de hora de jogo.
Na mais flagrante, Alexandre Guedes cabeceou para uma defesa apertada de Bruno Brígido, com a bola a tocar ao de leve na trave, aos 19 minutos.
Os golos surgiram depois do intervalo, com a formação visitante a subir de produção e a marcar primeiro, na sequência de uma grande penalidade a castigar falta de Samu sobre Anthony Correia, sendo que André Clóvis não desperdiçou na cobrança, aos 56.
Três minutos volvidos, o conjunto orientado por Vítor Matos repôs a igualdade, num lance em que Noah Madsen subiu até à área contrária e cabeceou sem hipóteses, respondendo a uma assistência de Martin Tejón.
Contudo, e quando ainda se festejava na bancadas, o Académico Viseu voltou à posição de vantagem, com um golo de belo efeito de Samba Koné, que 'atirou' de fora da área sem hipóteses para o guardião da casa.
No período de compensação da segunda parte, o árbitro Pedro Ramalho assinalou novo penálti, agora para o Marítimo, numa jogada muito confusa dentro da grande área da equipa forasteira.
Na cobrança do castigo máximo, Adrián Butzke atirou para uma primeira defesa de Bruno Brígido, mas conseguiu fazer o 2-2 na recarga, permitindo ao Marítimo somar 14 pontos e igualar provisoriamente o Vizela na liderança, ao passo que o Académico de Viseu ocupa agora o 14º lugar, com seis pontos.
Leia Também: Sporting B 'tomba' da liderança e Benfica B vai de mal a pior