O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol decidiu surpreender tudo e todos ao nomear um estreante para o duelo de domingo entre o FC Porto e Benfica, no Estádio do Dragão, o encontro de cartaz da oitava jornada do campeonato português.
Árbitro internacional desde 2023, o juiz de 31 anos é natural da cidade de Braga, mas pertence ao quadro da Associação de Futebol de Lisboa. À semelhança do que tinha acontecido com João Gonçalves, de 33 anos, que se estreou na vitória (2-1) dos dragões, em Alvalade, diante do Sporting, também para o campeonato, o militar nunca dirigiu um encontro entre os denominados três grandes portugueses. Fez a estreia na I Liga a 17 de outubro de 2020.
No seu historial, Miguel Nogueira conta com 62 jogos na I Liga. Na época passada apitou 20 partidas no principal campeonato português de futebol. Vai ter como assistentes Paulo Brás e Nuno Pires, sendo o quarto árbitro Gustavo Correia no encontro do próximo domingo.
O desempenho esta temporada
Miguel Nogueira terá pela frente a maior prova de fogo da sua temporada, ele que, até agora, esteve presente em oitos jogos na época 2025/26. Na I Liga dirigiu a vitória do Santa Clara sobre o Tondela (1-2), da 7.ª jornada, o triunfo do Estrela da Amadora diante do Vitória SC (0-2), da 5.ª ronda, e ainda as vitórias do Santa Clara no Estoril (0-1), na 3.ª jornada, e também a do Sporting de Braga na viagem até casa do Alverca (0-3), da 2.ª ronda.
Para completar o ramalhete de jogos que Miguel Nogueira já apitou em 2025/26, temos de acrescentar outras quatro partidas. O juiz de 31 anos apitou ainda a derrota do Vidago ante o Farense, por 0-2, da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal. Ainda em território nacional, esteve presente no triunfo do Académico de Viseu na casa do Torreense, por 0-1, da terceira jornada do segundo escalão do futebol nacional.
O militar conta ainda com duas presenças nas competições europeias. Miguel Nogueira orientou o Drita-Copenhaga, da segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões, e ainda o Viking-Basaksehir, da terceira eliminatória de acesso à Liga Conferência.
O historial com FC Porto e Benfica... e a polémica no Dragão
Desde que chegou ao patamar superior da arbitragem portuguesa, Miguel Nogueira, militar de profissão, já arbitrou por sete vezes jogos do Benfica, ao passo que esteve em oito duelos do FC Porto. Nenhum dos dois rivais perdeu quando o bracarense apitou jogos oficiais.
Nos anteriores oito jogos do FC Porto apitados por Miguel Nogueira, os dragões venceram seis - quatro na I Liga, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga - e empataram dois. No que diz respeito a um destes empates, a igualdade deixou o juiz nas bocas do mundo.
O empate entre o FC Porto e o Arouca (1-1), na 4.ª jornada da época 2023/24, ficou marcado por um episódio polémico. O sistema de vídeo deixou de funcionar no Estádio do Dragão, levando-o a falar por telemóvel com o VAR, na Cidade do Futebol. O juiz acabou, então, por reverter um penálti que assinalara sobre Mehdi Taremi. O outro empate foi diante do Mafra (2-2), a contar para a Taça da Liga.
Miguel Nogueira esteve presente nas vitórias do FC Porto frente ao Famalicão (2-1 em casa), Estrela da Amadora (2-0 em casa) e AVS (5-0 fora), na época 2024/25, no triunfo diante do Portimonense (1-0 em casa) em 2022/23, na goleada ao Anadia (6-0) na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal 2022/23 e no triunfo (1-0) frente ao Rio Ave da Taça da Liga 2021/22.
No que diz respeito ao Benfica, Miguel Nogueira dirigiu sete partidas dos encarnados. Os lisboetas venceram cinco dessas partidas e empataram duas: 1-1 diante do Sporting de Braga na época passada na I Liga, e outro 1-1 com o Farense em 2023/24.
Por outro lado, das cinco vitórias que as águias somaram com Miguel Nogueira a liderar um jogo, quatro dessas foram na I Liga: 3-0 e 5-1 ao Gil Vicente, 1-0 ao Vitória SC, todos na época passada, e 4-0 ao Portimonense em 2023/24. A outra foi um 3-2 ao Estrela da Amadora, na fase de grupos da Taça da Liga em 2022/23.
Destaque ainda para a presença de Miguel Nogueira num duelo particular diante do Sevilla, que os encarnados perderam por 0-1, em dezembro de 2022, no Algarve.
O FC Porto-Benfica, da 8.ª jornada da I Liga, está agendado para às 21h15 de domingo, no Estádio do Dragão. O VAR da partida será Bruno Esteves, a quem o CA atribuiu classificação "insatisfatória" no FC Porto-Nacional, por não ter avisado o árbitro de uma eventual falta sobre Samu na área do conjunto insular.
Leia Também: Benfica em alerta. Surto viral atinge plantel antes do Clássico no Dragão