Francesco Farioli mostrou-se agradado com a reação dos adeptos do FC Porto após o golo marcado pelo Estrela Vermelha, que repôs a igualdade ainda na primeira parte, em pleno jogo da 2.ª jornada da fase de liga única da Liga Europa, disputado na noite de quinta-feira. Em conferência de imprensa, o treinador italiano dos dragões garantiu nunca ter visto uma reação tão positiva e destacou a ligação "crescente" entre adeptos e jogadores.
"Acho que a reação [dos jogadores] foi boa e, deixem-me dizer, foi a primeira vez na minha vida que vi os adeptos aplaudirem a equipa depois do golo sofrido. Aconteceu hoje. Isso diz muito da conexão que está a ser criada, e que está a crescer, entre os adeptos e a equipa. Temos de continuar nesta direção. Quanto mais dermos, mais vamos receber de volta. Até agora, estes adeptos deram-nos muito. Deram-nos muita confiança no início. Este estádio está ao rubro e tem sido um privilégio para nós", começou por dizer Farioli, antes de particularizar a exibição dos jogadores que têm tido menos tempo de jogo.
"Foi o primeiro jogo no 'onze' para o Ángel Alarcón e para o Dominik Prpic, que jogou na pré-época, mas refiro-me a jogos oficiais. Também para o Deniz Gul que, nos últimos jogos, tem sido cada vez melhor e para o Eustáquio, um ser humano notável, capitão de equipa, um exemplo. Esteve doente há uns dias e fez de tudo para estar hoje na partida", frisou o treinador do FC Porto, voltando a insistir na exibição do central croata.
"A partir de amanhã [sexta-feira], mudamos o foco e começamos a preparar o Benfica. Os jogadores que têm menos tempo estiveram muito bem. Destaco o Prpic, que esteve em duelo com um avançado de topo, o Arnautovic, e esteve muito confiante com bola. Estou muito feliz por ele e todos os outros", vincou Farioli.
Mourinho leva resposta
Na mesma conferência de imprensa, e já projetando o Clássico contra o Benfica, Farioli foi ainda confrontado com as palavras de José Mourinho, que afirmou que o Chelsea era melhor do que o FC Porto. O treinador italiano de 36 anos respondeu na mesma moeda, pese embora sem querer dar grande fundamento.
"Tenho de responder da mesma forma. Acho que hoje os jogadores merecem que se fale desta vitória e amanhã começar a preparar o jogo com o respeito que merece", rematou Farioli.
LIVE: Conferência de Imprensa de Francesco Farioli
— FC Porto (@FCPorto) October 2, 2025
https://t.co/g6gxu5ZrFt
Refira-se que esta foi a nona vitória do FC Porto em outros tantos jogos disputados nesta nova temporada. O conjunto portista está, assim, mais do que moralizado para receber o Benfica no domingo, em jogo da 8.ª jornada da I Liga, e quer continuar com a folha de vitórias imaculadas, ao mesmo tempo que corre atrás do recorde de... André Villas-Boas.
Com o atual presidente ao leme da equipa, em 2010/11, a série vitoriosa prolongou-se por 11 jogos e apenas foi interrompida a 4 de outubro, com um empate no reduto do Vitória SC (1-1), naquela que era o 12.ª partida da temporada.
Leia Também: O que separa Villas-Boas e Farioli no arranque fulminante do FC Porto