É já esta sexta-feira, pelas 12h30 (hora de Portugal Continental), que Roberto Martínez irá deslocar-se à sala de imprensa da Cidade do Futebol, em Oeiras, para anunciar a lista de convocados para a nova dupla jornada de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026, na qual Portugal terá pela frente República da Irlanda (a 11 de outubro) e Hungria (no dia 14 do mesmo mês), no Estádio José Alvalade.
João Cancelo é baixa certa, na sequência de uma lesão muscular contraída ao serviço do Al Hilal, que deverá mantê-lo arredado dos relvados durante, aproximadamente, mais um mês. Em sentido inverso, há vários jogadores que espreitam o regresso... ou até mesmo uma eventual estreia sob as ordens do treinador espanhol.
De Geovany Quenda a André Silva, sem esquecer opções mais 'rebuscadas', como Tiago Gabriel ou Paulinho, o Desporto ao Minuto enumera os atletas lusos que vão 'dando cartas', ao serviço dos respetivos clubes, na esperança de virem a merecer uma chamada à principal seleção nacional.
Surpresas no eixo da defesa?
Rúben Dias (do Manchester City), Gonçalo Inácio (do Sporting), António Silva (do Benfica) e Renato Veiga (do Villarreal) parecem ter 'lugar cativo' nas opções de Roberto Martínez para o centro da defesa, pelo que este deverá ser um dos setores nos quais não deverá surgir qualquer tipo de alteração. Ainda assim, há quem faça por isso.
É o caso, por exemplo, de Tomás Araújo, que, depois de recuperar de lesão, vai procurando convencer José Mourinho a dar-lhe mais oportunidades, no Benfica, um fator que, aliado ao facto de também poder alinhar no lado direito da defesa, pode vir a funcionar como 'trunfo' a seu favor.
Tiago Djaló, que o próprio treinador espanhol fez estrear, por Portugal, começa a 'renascer', no Besiktas, após uma temporada aquém das expetativas, no FC Porto. Já em Itália, há um outro Tiago a 'dar cartas'. Mais concretamente, Tiago Gabriel, que, aos 20 anos de idade, é já um titular indiscutível, no Lecce.
Alas 'aquecem' a discussão
Sem o lesionado João Cancelo, tudo aponta para que Nélson Semedo (do Fenerbahçe) venha a regressar às opções de Roberto Martínez, depois de ter ficado de fora da última lista de convocados, nos embates com Arménia (goleada, por 0-5) e Hungria (vitória, por 2-3), devido a um contratempo físico.
Ainda assim, caso opte por surpreender, no lado direito da defesa, não lhe faltam opções. Geovany Quenda, por exemplo, 'pegou de estaca', no Sporting, e pode ser tido como solução, sobretudo, se o plano passar por regressar a uma linha de cinco no setor mais recuado do terreno. Alberto Costa também tem de ser tido em conta, visto que soma cinco assistências em tantos outros jogos com a camisola do FC Porto.
Já na ala esquerda, Nuno Mendes surge como 'intocável', podendo Diogo Dalot funcionar como eventual alternativa. Ainda assim, vale recordar que Raphael Guerreiro, recuperado de lesão, vai-se reafirmando, no Bayern Munique, e fez, inclusive, o gosto ao pé, a meio da semana, na goleada sobre o Pafos FC, por 1-5, enquanto que Leonardo Lelo vai demonstrando valor, no Sporting de Braga.
Renato Sanches 'sonha' com o regresso
João Neves, Vitinha (dupla do Paris Saint-Germain), João Palhinha (do Tottenham), Rúben Neves (do Al Hilal) e Bruno Fernandes (do Manchester United) são peças fundamentais nos respetivos clubes, mas também na seleção nacional, pelo que dificilmente 'cairão' das escolhas de Roberto Martínez.
À 'espreita' estão, ainda assim, jogadores como Matheus Nunes, que vai tendo as suas oportunidades, no Manchester City, e que até pode alinhar como lateral-direito. O mesmo se aplica a Florentino Luís (que conquistou a titularidade, no Burnley, após ser emprestado pelo Benfica), Tomás Handel (que 'pegou de estaca', no Estrela Vermelha) e até... Renato Sanches (que leva uma assistência em cinco jogos com a camisola do Panathinaikos).
Rafael Leão é 'tiro certo'
Finalmente, no setor mais adiantado do terreno, restam poucas dúvidas de que Rafael Leão irá regressar aos eleitos de Roberto Martínez, depois de ter sido 'riscado', da última convocatória, devido a lesão, pelo que resta apenas saber quem irá 'cair', entre Francisco Trincão e Francisco Conceição, que o próprio encara mais como opções de recurso.
Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão 'setas' apontadas às balizas adversárias, mas é preciso referir que, neste momento, não faltam alternativas goleadores, como é o caso de Paulinho (que leva 11 golos em 14 jogos ao serviço do Toluca, esta temporada) ou André Silva (que já fez o gosto ao pé por três vezes, nas seis primeiras partidas pelo Elche).
Por fora, 'corre' Fábio Silva, que viu Roberto Martínez oferecer-lhe a estreia por Portugal, a 18 de novembro do passado ano de 2024, no empate a uma bola com a Croácia, mas que ainda procura conquistar o seu espaço, no Borussia Dortmund, após ter sido adquirido ao Wolverhampton, num negócio que pode ascender aos 26 milhões de euros.
Leia Também: VAR trava a festa de Paulinho, mas não do Toluca na Taça dos Campeões