O Palmeiras deixou para trás a (surpreendente) derrota sofrida no passado fim de semana, na deslocação à Arena Fonte Nova, perante o Bahia, por 1-0, e regressou, na madrugada de quarta para quinta-feira, aos triunfos, ao levar de vencida o Vasco da Gama, no Allianz Parque, por categóricos 3-0.
A equipa orientada pelo treinador português Abel Ferreira assinou uma primeira parte 'de gala', de tal maneira que, ao cabo de 24 minutos, já tinha o duelo relativo à 26.ª jornada do principal escalão do futebol brasileiro completamente resolvido, graças a um autêntico 'espetáculo' de Flaco López, que, além de ter marcado dois golos, ainda deu outro a marcar, a Vitor Roque.
Do outro lado da 'barricada', o também luso Nuno Moreira mereceu a confiança do antigo selecionador canarinho, Fernando Diniz, na qualidade de titular, mas acabou por não conseguir fazer a diferença, pelo que foi substituído por Andrés Gómez, aos 61 minutos, quando os cariocas procuravam reagir.
João Silva e Gonçalo Paciência não saíram do banco
Ao contrário do Palmeiras, o Sport não conseguiu ir além de um empate a duas bolas com o Fluminense, no Estádio Adelmar da Costa Carvalho (mais conhecido por Ilha do Retro), numa partida na qual a dupla portuguesa formada por João Silva e Gonçalo Silva não saiu do banco de suplentes, por opção técnica de Daniel Paulista.
Este foi, de resto, um jogo 'de loucos', que só começou, ainda assim, a 'mexer' aos 73 minutos, quando Lucas Lima desfez o nulo. Luciano Acosta e John Kennedy (este último, na conversão de uma grande penalidade) consumaram uma reviravolta, mas, já sete minutos depois dos 90, Luan Cândido fez o gosto ao pé e selou o resultado final.
Nos outros jogos realizados até ao momento, houve, ainda, a relatar igualdades entre Atlético Mineiro e Juventus (a 'zeros'), Mirassol e Bragantino, Internacional e Corinthians, e Santos e Grêmio (todos a uma bola), assim como um triunfo do Botafogo sobre o Bahia, por 2-1.
Como fica a tabela?
Feitas as contas, com este conjunto de resultados, o Palmeiras fica na segunda posição do Brasileirão, com 52 pontos, menos dois do que o líder, o Flamengo, e mais um do que o Cruzeiro, de Leonardo Jardim (que tem mais um jogo disputado). Curiosamente, ambas as formações vão medir forças, no encerramento da ronda, pelas 00h30 (hora de Portugal Continental) da próxima sexta-feira, no Maracanã.
Significa isto que os homens de Abel Ferreira acabarão sempre por 'faturar', uma vez que uma vitória dos cariocas lhe dará uma 'almofada' mais confortável na vice-liderança, ao passo que uma dos mineiros (ou até mesmo um empate) deixará a liderança à sua mercê, visto que ficarão a apenas dois pontos do primeiro lugar, com menos uma partida disputada.
O Vasco da Gama, por seu lado, é 12.º classificado, com 30 pontos, ao passo que o Sport permanece no 20.º e último posto, com apenas 15 pontos, Até ao fecho da jornada irão, ainda, realizar-se o Vitória-Ceará e o Fortaleza-São Paulo, respetivamente, às 23h00 e às 23h30 desta quinta-feira.
Leia Também: "Viram o que o Mourinho disse?". Abel aborda futuro no Palmeiras