Procurar

Amorim 'tremido'. Imagina quanto o United gasta a despedir treinadores?

Ruben Amorim é o sexto treinador efetivo do Manchester United desde a retirada de Sir Alex Ferguson, em 2013... mas pode não lhe sobrar muito mais tempo, fruto da crise de resultados em que está 'mergulhado'.

Amorim 'tremido'. Imagina quanto o United gasta a despedir treinadores?

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
01/10/2025 13:01 ‧ há 1 dia por Carlos Pereira Fernandes

Ruben Amorim está a atravessar aquele que é o período mais delicado desde que assumiu o comando técnico do Manchester United, em novembro do passado ano de 2024, na sequência de uma operação que valeu ao Sporting um encaixe financeiro na ordem dos 11 milhões de euros. E, em Inglaterra, o cenário de uma eventual demissão vai ganhando cada vez mais força.

 

Os red devils perderam quatro dos sete primeiros jogos da nova temporada de 2025/26 (perante Arsenal, Grimsby Town, Manchester City e Brentford), empataram um (com o Fulham, de Marco Silva) e venceram apenas dois (contra o Burnley e o Chelsea). Um registo que os vai deixando na 14.ª posição da Premier League, e que até já lhes valeu a eliminação da Taça da Liga, logo na segunda ronda.

O cenário não é, de todo, favorável ao português, e a família norte-americana Glazer, que gere os destinos do clube, já deixou bem claro que não tem medo de 'sacar do chicote'. De tal maneira que este é já o sexto treinador efetivo desde que Sir Alex Ferguson colocou um ponto final na carreira, em 2013, após uma estadia de 27 anos, em Old Trafford.

Daí em diante, seguiram-se David Moyes (entre julho 2013 e abril 2014), Louis van Gaal (entre julho de 2014 e maio de 2016), José Mourinho (entre entre maio de 2016 e dezembro de 2018), Ole Gunnar Solskjaer (entre dezembro de 2018 e novembro de 2021), Erik ten Hag (entre maio de 2022 e outubro de 2024) e, agora, Ruben Amorim.

Isto, claro está, sem esquecer outros quatros timoneiros interinos. Foram eles Ryan Giggs (entre abril e maio de 2014), Michael Carrick (entre novembro e dezembro de 2021), Ralf Rangnick (entre dezembro de 2021 e maio de 2022) e, mais recentemente, Ruud van Nistelrooy (entre outubro e novembro de 2024).

A fortuna que o Manchester United já gostou a despedir treinadores

Ora, esta quarta-feira, o portal britânico The Athletic fez as contas e concluiu que, no espaço de apenas 12 anos, o Manchester United gastou qualquer coisa como 52,4 milhões de libras (60,2 milhões de euros) no despedimento de cinco treinadores e das respetivas equipas técnicas.

Destes, a maior 'fatia' de todas foi paga a... José Mourinho, o agora timoneiro do Benfica, que recebeu uma inédita indemnização no valor de 19,6 milhões de libras (22,5 milhões de euros) para abandonar Old Trafford, no final de uma 'aventura' de, sensivelmente, dois anos e meio, que culminou num registo de 84 vitórias, 32 empates e 28 derrotas ao cabo de 144 jogos.

David Moyes foi indemnizado em 4,9 milhões de libras (5,6 milhões de euros), Ole Gunnar Solskjaer em 9,1 milhões de libras (10,5 milhões de euros) e Erik ten Hag em 10,4 milhões de libras (12 milhões de euros), mas a verdade é que o retorno desportivo tarde em aparecer.

Quanto é que Ruben Amorim pode receber?

Agora, a questão que se impõe é, não só se Ruben Amorim será, também ele, 'corrido' do leme do Manchester United, mas também quanto é que irá receber de indemnização se não lhe for dada a oportunidade de cumprir, na íntegra, o contrato que o liga ao clube, até junho de 2027.

Esta publicação não desvenda, ao certo, qual é o valor em causa. Ainda assim, recentemente, o jornal britânico Daily Mail publicou um artigo apontando a resposta para uma verba na ordem dos 12 milhões de libras (13,8 milhões de euros).

Leia Também: Manchester United prepara-se para a demissão de Amorim e já tem 'plano B'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si