Procurar

"Desesperado". Mourinho visa arbitragem e explica derrota do Benfica

José Mourinho diz ter ficado "muito feliz" com o "rendimento" do Benfica, em Stamford Bridge, pese embora tenha sofrido, perante o Chelsea, a segunda em duas jornadas da fase de liga da Liga dos Campeões.

"Desesperado". Mourinho visa arbitragem e explica derrota do Benfica

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
01/10/2025 06:19 ‧ há 1 dia por Carlos Pereira Fernandes

José Mourinho aplaudiu, esta terça-feira, em conferência de imprensa, a exibição assinada pelo Benfica, em Stamford Bridge, ainda que esta tenha culminado naquela que foi a segunda jornada ao cabo de tantas outras jornadas da fase de liga da Liga dos Campeões, desta feita, por 1-0, na sequência de um autogolo de Richard Ríos, logo ao 18.º minuto de jogo.

 

"O Benfica fez um grande jogo. Disse aos jogadores que uma derrota é uma derrota, ter jogado bem não nos dá nenhum ponto, mas há perder e perder, e perder assim não pode ser um ataque à nossa confiança, ao nosso crescimento. Pelo contrário, tem de ser uma base de construção", começou por afirmar.

"O Chelsea é a melhor equipa das quatro que defrontei, com todo o respeito pelas outras, e este é o melhor jogo que o Benfica fez. Consistente, sólido, equilibrado taticamente e emocionalmente. Cria oportunidades, tem ótimas saídas, controla uma equipa muito difícil. O Benfica fez um jogo muito conseguido. Vamos com frustração, mas acho que é uma base de construção importante", prosseguiu.

"Tivemos ocasiões. O golo talvez seja o único erro defensivo que cometemos. O [Amar] Dedic e o Ríos defenderam a mesma zona, e deixaram o Garnacho aberto. A equipa esteve estável, confiante. Na fase final tentei lançar jogadores frescos, tentei um segundo avançado, vi o Malo Gusto em dificuldades, mas o Maresca mudou para um jogador ainda melhor. O plantel do Chelsea é isto. Fiz quatro jogos em dez dias. É jogar, recuperar, viajar. Não tem existido tempo para treinar, mas, hoje, estou muito feliz. Fico com o rendimento. Gostei", completou.

A arbitragem... outra vez

Tal como fez no primeiro 'deslize' assinado desde que regressou ao Benfica, para render Bruno Lage, no empate a uma bola com o Santa Clara, José Mourinho apontou o dedo à arbitragem: "Não quero dizer parvoíces, mas creio que o João Pedro deveria ter sido expulso antes, por um lance com o Otamendi. Se tivesse saído ali segundo amarelo não me espantava nada, e se eles já estavam em dificuldade, podiam ter colapsado, como já aconteceu com o Brighton. Mas não tenho certeza".

"Quando cheguei [ao Chelsea], ninguém esperava nada de mim. Havia muitas interrogações, se ia conseguir ou não. Deixei o Manchester United depois de ganhar títulos, deixei o Tottenham depois de chegar a uma final, deixei a Roma depois de chegar a duas finais. Comigo nunca é suficiente. Gosto de me desafiar, de estar na vanguarda todos os dias. Tenho uma família fantástica, que me motiva para trabalhar. Estou desesperado para ganhar o próximo jogo", assegurou.

"Começo a compreender o Ríos"

A terminar, o treinador português aplaudiu a atitude dos adeptos do Benfica... e de Richard Ríos, apesar da infelicidade que se revelou decisiva para o desfecho do encontro: "O apoio fez-se sentir muito. Stamford Bridge tem uma boa acústica e os azuis não se fizeram ouvir. O Benfica conseguiu criar um ambiente dominador de fora para dentro e os jogadores sentiram-se confortáveis, até pela forma como o jogo decorreu".

"Depois, é preciso aumentar os níveis de confiança. Começo a compreender o Ríos, precisa de espaço para jogar, tem chegada, pode aparecer em zonas de finalização. Até ele, que tem sido um bocadinho criticado, pelo número que tem nas costas, da transferência, fez um jogo positivo. É uma demonstração de capacidade, fizeram um bom jogo. Não posso dizer que estou contente, mas retiro muitas coisas positivas", rematou.

Leia Também: Richard Ríos 'trai' Benfica e 'mancha' regresso de Mourinho ao Chelsea

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si