Procurar

Farioli continua sem 'tremer'. FC Porto sai de Arouca líder da I Liga

Dragões venceram, por 4-0, no encerramento da sétima jornada da I Liga. Expulsão de Martim Fernandes em nada beliscou mais uma exibição dominante do coletivo portista, que recebe o Benfica, este domingo.

Farioli continua sem 'tremer'. FC Porto sai de Arouca líder da I Liga

© Getty Images

Luis Júnior
29/09/2025 21:55 ‧ há 2 dias por Luis Júnior

Desporto

I Liga

No encerramento da sétima jornada da I Liga, o FC Porto venceu, esta segunda-feira, por 4-0, no terreno do Arouca, num jogo em que esteve em inferioridade numérica.

 

Os golos do sétimo triunfo consecutivo em outras tantas jornadas foram apontados por Samu (12'), Deniz Gul (51'), Francisco Moura (60') e Zaidu (85'). O primeiro saiu ao intervalo por queixas físicas num joelho e motivará preocupação para o jogo com o Benfica, este domingo, na oitava ronda.

Fora dessa partida, estará o defesa-direito Martim Fernandes, que viu o vermelho, após acumulação de cartões amarelos.

O FC Porto lidera a I Liga, com 21 pontos, mais três do que o bicampeão Sporting e mais quatro do que o Benfica.

Filme do jogo

Samu marca e 'assusta'

Em relação ao último último jogo, Farioli promoveu duas novidades por opção, com as entradas de Martim Fernandes e Francisco Moura, para o lado direito e esquerdo da defesa, respetivamente.

Por seu turno, Vasco Seabra já estava obrigado a mexer, dado o castigo do defesa-central. No seu lugar, entrou Matias Rocha. No entanto, houve mais alterações, com as entradas de Arnau Solà, para lateral-esquerdo, Pablo Gozálbez e Barbero, no ataque.

O primeiro cartão amarelo cedo foi admoestado. Aos 3',  Alfonso Trezza travou em falta uma rápida transição do coletivo portista, conduzida por Borja Sainz. Três minutos foi a vez de Martim Fernandes ter sido punido com igual cartão, após falta grosseira sobre David Simão.

Sem ter feito muito, os dragões chegaram ao golo inaugural ao minuto 12. Tudo aconteceu num passe longo de Jan Bednarek, que contou com uma má abordagem de Boris Popovic. O defesa-central falhou o corte, com a cabeça, para o seu guarda-redes, deixando Victor Froholdt na cara do golo.

O remate do médio dinamarquês ainda foi travado por Tiago Esgaio, mas a bola ficou à mercê do encosto fácil de Samu. Foi o 5.º golo do avançado espanhol na competição.

Aos 21', a bola voltou a entrar na baliza de João Valido, mas o golo de Pepê foi anulado, por posição irregular de Borja Sainz no início da jogada. O Arouca salvou-se.

Vasco Seabra ia tentando dar algum conforto aos jogadores, apesar de perceber claramente que as coisas estavam difíceis em campo. Organizada no 4x4x2 a defender, a equipa arouquense preocupou-se em não dar sobretudo espaço nas costas.

A partir do minuto 36', os alarmes soaram na equipa visitante, com Samu queixoso num joelho. O avançado protegeu-se e concluiu a primeira parte, que teve mais dois lances de perigo dos dragões, com os remates de Borja Sainz, aos 41', e Francisco Moura, aos 44', ao poste.

Baixa ante o Benfica e nasce um novo goleador no Dragão

A segunda parte teve novidades na equipa do FC Porto. Para começar, Samu ficou no banco de suplentes e Deniz Gul foi para dentro de terreno de jogo. Aos 48', Martim Fernandes viu o segundo cartão amarelo e recebeu ordem de expulsão, sendo já baixa certa para o Clássico com o Benfica, na oitava jornada.

Foi já com Pablo Rosario em campo, que os dragões dilataram a vantagem. Aos 51', Deniz Gul estreou-se a marcar na presente temporada, após assistência de Pepê.

Nove minutos volvidos, Victor Froholdt subiu no terreno com a bola, entregou a Borja Sainz, que respeitou a movimentação de Francisco Moura, que concluiu o lance, com um belo remate, de pé esquerdo, para o fundo das redes.

Aos 68', Farioli promoveu rotatividade na equipa, retirando Borja Sainz, Pepê e Francisco Moura do jogo. Até ao apito final, nota para o quarto golo do FC Porto, aos 85', apontado pelo herói improvável: Zaidu. O lateral-esquerdo deu resposta ao cruzamento de Alberto Costa.

Leia Também: Paços de Ferreira reduzido a nove elementos resiste ao FC Porto B

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si