Portugal está nas meias finais do Campeonato da Europa de futsal, no escalão sub-19. A seleção nacional portuguesa bateu a Ucrânia esta segunda-feira, por 0-4, num jogo a contar para a segunda jornada do Grupo A, naquele que foi o segundo de três encontros da fase de grupos da prova.
Depois da goleada avassaladora frente à Itália, o conjunto luso queria voltar a convencer na Moldávia para carimbar a presença nas 'meias' da competição, que aconteceria de forma antecipada apenas com um triunfo frente aos ucranianos.
Dessa forma, a equipa liderada por José Luís Mendes começou logo a todo o gás e fez o primeiro do encontro com um belo golo de Rodrigo Monteiro. O jogador que milita no Ferreira do Zêzere desde o início desta época não facilitou e num movimento digno de pivot, fuzilou para o fundo das redes adversárias, depois de um excelente passe de Tiago Rodrigues, aos quatro minutos de jogo.
Com um domínio avassalador durante praticamente toda a primeira parte, Portugal acabou mesmo por chegar ao segundo golo da partida, através do camisola 10 Miguel Malhão. A jogada de contra ataque foi conduzida por Martim Castela, que ainda tentou finalizar o lance individual, mas o remate defendido pelo guardião ucraniano acabou por ressaltar para o jogador do Sporting fazer o segundo das cores nacionais a apenas dois segundos da ida para os balneários.
A segunda metade começou... como a primeira. O jovem Rodrigo Monteiro ganhou a posição ao defensor direto e cabou por aplicar uma 'bomba' autêntica para o fundo das redes de Ivan Bielimov, bisando na partida e colocando o marcador em 3-0 com apenas três minutos disputados após o regresso das cabines.
O pivot não quis ficar por aqui e, a quatro minutos do final do encontro, disparou para o seu hattrick e passou a ser o melhor marcador da prova, com quatro golos, dado que tinha marcado frente à Itália na primeira jornada.
A fase de grupos de Portugal termina na próxima quinta-feira, dia 1 de outubro, pelas 16h00, frente à anfitriã Moldávia, que servirá apenas para cumprir calendário nos olhos dos neutros, mas certamente que servirá para melhorar movimentações para o selecionador de 59 anos.
Adversário nas 'meias' decide-se... amanhã
Com a sua presença garantida no primeiro lugar do Grupo A, Portugal aguarda o resultado entre Espanha e Eslovénia, que acaba por ser decisivo para perceber quem irá defrontar a seleção lusa nas meias finais, uma vez que ambas as equipas conseguiram vencer os seus encontros da primeira e da segunda jornada do Grupo B, tendo a próxima fase já alcançada, mas faltando saber com quem irão jogar.
Caso o embate se verifique ser frente à Eslovénia, o histórico é 100% favorável aos portugueses, que só conhecem o 'sabor' da vitória diante deste adversário neste escalão de sub-19.
No caso de ser a Espanha o adversário de Portugal na meia final, o registo entre ambas as seleções não poderia ser mais equilibrado, com 14 vitórias para cada lado e ainda cinco empates, sendo o único diferencial os golos marcados, com 82 para os espanhóis e 79 para os lusos.
Leia Também: Portugal inicia defesa do título europeu sub-19 com goleada à Itália