Procurar

Chelsea-Benfica: Será um regresso 'special' ou um pesadelo à vista?

O pontapé de saída do jogo a contar para a segunda jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões está marcado para as 20 horas da noite desta terça-feira, num (re)encontro de José Mourinho com o Chelsea, desta feita com as cores do Benfica.

Chelsea-Benfica: Será um regresso 'special' ou um pesadelo à vista?

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
30/09/2025 05:59 ‧ há 5 dias por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Antevisão

O Benfica viaja até Londres para defrontar, esta terça-feira, o Chelsea, naquele que será um encontro especial para José Mourinho, a contar para a segunda jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões, com apito inicial marcado para as 20h00.

 

Numa fase de mudança no clube encarnado, os blues não estão muito melhor que as águias, dado o registo recente ser até pior dos que o do emblema português.

O conjunto liderado pelo italiano Enzo Maresca está atualmente numa série de apenas uma vitória nos últimos cinco encontros, ainda que esse triunfo tenha acontecido na Taça da Liga inglesa, frente ao Lincoln City.

O Benfica está também numa fase de recuperação, depois de terem despedido Bruno Lage e contratado José Mourinho para o seu lugar, não tendo ainda perdido qualquer jogo, mas já deixou pontos por somar, no empate diante do Rio Ave.

Esta será uma viagem com significado especial para o treinador português, já que teve duas passagens pelo Chelsea e por regressar a Londres, onde tem a sua casa de família 'sediada'. De recordar que a alcunha de Special One foi conquistada exatamente nessa primeira passagem por Stamford Bridge, quando o próprio disse que se considerava especial.

Benfica e Chelsea chegam à segunda ronda da fase de liga daquela que é a maior competição europeia de clubes ainda com as respetivas contagens 'a zeros', uma vez que, na jornada inaugural, saíram derrotados, respetivamente, dos duelos com Qarabag (no Estádio da Luz, por 2-3) e Bayern Munique (na Allianz Arena, por 3-1).

No que a histórico entre ambas as equipas diz respeito, a história não favorece as águias, já que perdeu sempre que enfrentou os blues, incluindo numa final da Liga Europa, em 2013, e mais recentemente no Campeonato do Mundo de Clubes, que foi conquistado pelo Chelsea.

O encontro entre o Chelsea e o Benfica está agendado para as 20 horas desta terça-feira e contará com a arbitragem do alemão Daniel Siebert. Poderá acompanhar, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida, mais logo, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Enzo Maresca

Defrontar José Mourinho: "É um absoluto privilégio defrontar o José, amanhã. É uma lenda para este clube, e não só. Também o é para outros clubes, por isso, será um privilégio defrontar o José, amanhã. Acabaram de fazer três ou quatro jogos com o José. Todos os jogos que comecei a ver, infelizmente, foram com o anterior treinador. Vi os três ou quatro jogos do José, assim como alguns jogos de quando estava no Manchester United, no Tottenham, na AS Roma...".

'Onda' de lesões: "Temos de manter o nível, é claro, porque a Liga dos Campeões exige um nível elevado. Neste momento, infelizmente, temos vários jogadores de fora, por lesão. Esta tarde, vamos avaliar Caicedo, João Pedro e Andrey Santos. São jogadores que, infelizmente para nós, têm alguns pequenos problemas, pelo que veremos, amanhã, se estarão disponíveis. Temos lesões, mas temos plantel suficiente para lidar com as lesões".

O que esperar do Benfica: "Do Benfica e do José, podem esperar, pela maneira como estão a jogar, um 4x3x3 ou um 4x2x3x1, mas também que possam jogar com uma linha de cinco na defesa. Espero duas ou três coisas diferentes, e temos um plano para isso, mas ele demonstrou, durante a carreira, o quão bom é a trabalhar com sistemas táticos diferentes".

José Mourinho

Treino totalmente aberto: "O trabalho foi não trabalho. Mas esse trabalho/não trabalho era o que os jogadores mais precisavam. Finalmente tiveram três dias entre jogos. Desde que cheguei, foram sempre dois dias entre jogos e, quando isso começa a acumular, chegámos ao último jogo com o Gil Vicente em grandes dificuldades. Alguns jogadores mesmo com luzes vermelhas nos dados que temos. Finalmente tivemos três dias de não trabalho. Trabalho de organização tática para amanhã é mais passivo do que ativo. Hoje gostaria de ter treinado no Seixal mas não foi possível por logística. E hoje tinha duas opções: ou o treino era aberto, vocês estavam lá e não podia trabalhar taticamente. A segunda opção era 15 minutos abertos, sem vocês aí, mas com as câmaras que pus lá há 15 anos... Penso que os jogadores têm grande concentração em tudo o que falámos e analisámos. Tentaremos estar no melhor possível. Se acredito mais neste trabalho ou no de campo? Não tem comparação possível, acredito muito mais no de campo. Mas acho que teremos princípios de organização. E acho que, quando isso acontece, temos possibilidade de discutir o jogo."

Jogar para o empate?: "[Assinava um 0-0 antes do jogo?] Não... Se calhar, ao minuto 88, assinava três vezes. Depende do jogo. Digo sempre que o empate é ótimo se o adversário for muito melhor. Se o Chelsea nos dominar, se não nos deixar jogar, o empate assina-se com grande alegria. Quando o jogo não começou... E não estamos a falar de um 'mata-mata', estamos a jogar a pontos. E qualquer ponto serve neste tipo de formato, ajuda a atingir, quanto mais não seja, o segundo objetivo. Vamos jogar."

Regresso ao Chelsea?: "Nunca se sabe... Ao fim de 25 anos, esperava voltar a Portugal para treinar a Seleção, não o Benfica. E agora estou aqui. Não tenho projetos de carreira. Tento pensar o que pode acontecer ou o que não pode acontecer. O mais importante é: onde quer que esteja, tento fechar esse capítulo. Agora estou no Benfica e estou muito feliz. Tenho uma grande responsabilidade. Já são muitos anos, de idade e de futebol. O Benfica é um clube gigante e a responsabilidade é gigante por várias razões. Vocês conhecem-me, sabem como sou. Vamos a isso amanhã. Até ao início do jogo será o 'meu' Chelsea, durante o jogo é o 'meu' Benfica."

Últimos resultados

Chelsea: D-V-D-D-E

Benfica: V-E-V-D-E

Últimos onzes

Chelsea: Robert Sánchez, Reece James, Jorrel Hato, Trevoh Chalobah, Marc Cucurella, Andrey Santos, Moisés Caicedo, Enzo Fernández, Estêvão, João Pedro, Pedro Neto.

Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Fredrik Aursnes, Georgiy Sudakov, Richard Ríos, Dodi Lukebakio, Vangelis Pavlidis, Andreas Schjelderup.

Ausências

Chelsea: Dário Essugo, Cole Palmer, Levi Colwill, Liam Delap, Wesley Fofana, Tosin Adarabioyo (lesionados) e Axel Disasi (não inscrito).

Benfica: Alexander Bah, Manu Silva, Nuno Félix, Bruma e Leandro Santos (lesionados).

Leia Também: Dos eleitos de Mourinho às palavras de Rui Costa. Benfica ruma a Londres

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si