Procurar

Pressionado Benfica e folgado Sporting com visitas difíceis na Champions

O 'pressionado' Benfica, frente ao Chelsea, na terça-feira, e o 'folgado' Sporting, face ao Nápoles, na quarta-feira, têm deslocações complicadas na segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões em futebol.

Pressionado Benfica e folgado Sporting com visitas difíceis na Champions

© Getty Images

Lusa
28/09/2025 08:47 ‧ há 1 semana por Lusa

Os dois representantes lusos na principal prova da UEFA têm bem mais probabilidades de perder do que de conseguir um resultado positivo, que passaria por pontuar, o que, nesta fase, é bem mais preocupante para as 'águias' do que para os 'leões'.

 

Na primeira jornada, os clubes lisboetas foram 'presenteados' com os jogos teoricamente mais fáceis nesta fase e, se o Sporting cumpriu, com um 4-1 aos cazaques do Kairat Almaty, o Benfica fez o impensável, ao perder inesperadamente na Luz por 3-2 face aos azeris do Qarabag, depois de liderar por 2-0.

Este encontro precipitou a saída do treinador Bruno Lage e a sua substituição por José Mourinho, que está ao comando do Benfica 25 anos depois e vai voltar à 'Champions', seis épocas volvidas, logo em Stamford Bridge, que foi a sua casa durante sete épocas, em dois períodos (2004/05 a 2007/08 e 2013/14 a 2015/16).

O 'special one', que caiu em três meias-finais da prova ao comando dos londrinos (2004/05, 2006/07 e 2013/14), será, certamente, bem recebido, mas, para o Benfica, o que está reservado é um adversário muito forte, o campeão do Mundo.

Os dois clubes defrontaram-se recentemente, em junho, nos 'oitavos' do Mundial de clubes e os 'blues' precisaram de prolongamento, mas acabaram por vencer por 4-1, mantendo o pleno face aos 'encarnados', que já haviam eliminado nos 'quartos' da 'Champions' 2011/12 e batido na final da Liga Europa 2012/13.

O Benfica conta, assim, por derrotas os quatro jogos com o Chelsea, sendo que, o mais provável é que a equipa em que agora alinha o ex-benfiquista Enzo Fernández, e também os portugueses Pedro Neto e Dário Essugo, chegue à quinta, mesmo desfalcada da sua maior estrela, o lesionado Cole Palmer.

A anteceder o duelo de terça-feira em Stamford Bridge, o Benfica penou para bater em casa o Gil Vicente (2-1), na I Liga, enquanto o 'onze' do italiano Enzo Maresca, que também se estreou com uma derrota na fase de liga (1-3 no reduto do Bayern Munique), perdeu em casa por 3-1 com o Brighton, na Premier League.

Na quarta-feira, é a vez de o Sporting, que entra em campo com o 'conforto' de já ter três pontos, contra nenhum dos campeões italianos em título, que, na estreia, cedo reduzidos a 10, por expulsão do capitão Di Lorenzo (21 minutos), perderam por 2-0 na visita ao Manchester City.

O norueguês Haaland e o belga Doku selaram o desaire dos comandos de Antonio Conte, que estão em estreia na fase de liga da 'Champions', pois na época passada não participaram nas taças europeias, o que 'facilitou' a conquista da Serie A.

A formação napolitana estará, assim, mais pressionada, num embate que reedita a 'mítica' eliminatória de há 36 anos, em 1989/90, entre os dois clubes, que ficou para a história, mesmo não tendo havido golos em 210 minutos.

Na primeira mão da Taça UEFA, registou-se um 'nulo' em Alvalade, em 14 de setembro de 1989, num jogo marcado pela presença de 'sua excelência' Diego Armando Maradona, que, devido a problemas físicos, só entrou aos 70 minutos.

Treze dias volvidos, no então San Paolo, o Nápoles já apresentou Maradona de início, mas as duas equipas voltaram a não marcar, nos 90 minutos regulamentares e no prolongamento, com tudo a decidir-se no desempate por grandes penalidades.

Nessa fase, ficou célebre a aposta do guarda-redes 'leonino' Ivkovic com Maradona, que lhe parava o penálti. Conseguiu-o mesmo, mas os 'leões' acabaram derrotados por 4-3, face aos falhanços de Luisinho, Marlon Brandão e Fernando Gomes.

Agora, o palco já não tem o nome de San Paolo, mas precisamente de Diego Armando Maradona, o maior ídolo dos napolitanos, que morreu em 25 de novembro de 2020, com apenas 60 anos.

Na antecâmara do embate de quarta-feira, o Sporting venceu no sábado no reduto do Estoril Praia por 1-0, com um tento de Luis Suárez, enquanto o Nápoles só joga hoje, procurando somar o quinto triunfo em cinco jogos na Serie A, no reduto do AC Milan.

Em relação aos outros jogos da segunda jornada, o grande destaque é a receção, na quarta-feira, do FC Barcelona ao campeão europeu Paris Saint-Germain, que pode ter de se apresentar sem os portugueses João Neves e Vitinha.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si