Procurar

Mourinho deixa garantia antes do duelo frente ao Chelsea: "Sou melhor..."

Em entrevista à UEFA, técnico das águias projetou o reencontro com os blues, agendado para esta terça-feira, em Londres, para a segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.

Mourinho deixa garantia antes do duelo frente ao Chelsea: "Sou melhor..."

© Reprodução /SL BENFICA

Luis Júnior
27/09/2025 18:31 ‧ há 4 dias por Luis Júnior

Desporto

Benfica

José Mourinho projetou o próximo jogo do Benfica, que será no terreno do Chelsea, a contar para a segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.

 

O técnico setubalense, de 62 anos, prepara-se para reencontrar o seu antigo clube, no qual teve muito sucesso, tendo conquistado três campeonatos nacionais.

"Já me aconteceu muitas vezes, inclusive quando saí do FC Porto, o meu primeiro jogo europeu com o Chelsea foi Chelsea contra FC Porto. Com o Inter joguei uma infinidade de vezes contra o Barcelona – eu também já tinha estado no Barcelona, é uma coisa que me acontece. Com o Fenerbahçe eu joguei contra o Manchester United, joguei contra o Benfica, é uma coisa que me acontece", começou por dizer o líder das águias, em entrevista concedida à UEFA.

"Eu considero que tenho a capacidade de, durante 90 minutos, esquecer completamente onde estou, com quem estou a jogar, em que cidade é que estou, este estádio foi meu... Durante 90 minutos, eu consigo ter essa capacidade. Agora, confesso que aquilo que antecede é um bocadinho diferente, e quando o jogo acaba, principalmente quando tens ainda nesse clube, nesse estádio, quando tens ainda gente do teu tempo – às vezes já nem são jogadores porque as gerações mudam, mas os funcionários, as pessoas com quem tu estavas habituado a viver o dia a dia –, obviamente que o feeling humano é diferente. Ir agora fazer Chelsea-Benfica não é seguramente a mesma coisa que fazer Arsenal-Benfica, são coisas completamente diferentes nesse aspeto."

José Mourinho aproveitou a ocasião para justificar novamente a sua decisão de voltar ao Benfica 25 anos volvidos. "Eu tive a sorte na minha carreira de passar por muitos gigantes – Real Madrid, o Inter, o Manchester United, o Chelsea. Passei por uma série de gigantes, e é regressar a um gigante não só a nível social, mas também a nível histórico. O Benfica é gigante", salientou, prologando o seu raciocínio.

"E, nesse sentido, clube gigante, responsabilidade gigante, expectativas gigantes, é tudo gigante, mas é o tipo de desafio de que eu preciso. A minha vida tem sido praticamente sempre nesta dinâmica, e fundamentalmente é isso, é a possibilidade de trabalhar novamente num clube, como eu gosto de chamar, gigante."

Questionado sobre o que mudou na sua personalidade ao longo do tempo, a resposta do 'Special One' foi taxativa. "Eu acho que como treinador sou melhor hoje do que antes. Um treinador é melhor com o acumular das experiências. A sensação do déjà-vu é uma coisa marcante, é uma coisa que te prepara para aquilo que aparece e que é déjà-vu, que tu já estiveste numa situação igual ou numa situação parecida. Eu sinto-me mais forte, sinto-me um treinador muito melhor do que antes. Estou mais para ajudar os meus jogadores do que para pensar naquilo que vai acontecer comigo daqui a um ano, daqui a dois ou três. Estou mais a pensar no clube, estou mais a pensar na alegria dos adeptos do que propriamente em mim."

"Eu continuo igual, só que uma coisa é ires à procura, é ires deliberadamente à procura desse conflito, e outra coisa é: o conflito aparece à tua frente, ou o conflito vem ter contigo. Se o conflito aparecer à minha frente, eu bato-me lá com ele. Se o conflito vier de encontro a mim, faz clash. Agora eu ir à procura do conflito, confesso que a estabilidade emocional nos ajuda a ter outro tipo de perfil", terminou José Mourinho.

Leia Também: Atenção, Mourinho (e Benfica): Brighton mostra como se marca ao Chelsea

Leia Também: Espanhóis desmentem Mourinho e colocam Benzema na rota do Benfica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si