A revista France Football divulgou, este sábado, a lista completa dos votos dos 100 jornalistas eleitos para depositar as respetivas preferências, na edição de 2025 da Bola de Ouro, que, na passada segunda-feira, consagrou Ousmane Dembélé, internacional gaulês que alinha ao serviço do Paris Saint-Germain, como o melhor jogador do mundo.
Em Portugal, coube a António Tadeia a tarefa de representar as opções nacionais, tendo este votado em Ousmane Dembélé (em primeiro lugar), em Vitinha (em segundo), em Lamine Yamal (em terceiro), em Mohamed Salah (em quarto), em Nuno Mendes (em quinto), em Cole Palmer (em sexto), em Denzel Dumfries (em sétimo), em Raphinha (em oitavo), em Kylian Mbappé (em nono) e em Harry Kane (em décimo).
A escolha por Ousmane Dembélé foi, de resto, praticamente unânime, de tal maneira que a pior posição em que foi colocado foi... na quinta, por Abdullah Ashoor (do Bahrain, atrás de Mohamed Salah, Achraf Hakimi, Lamine Yamal e Kylian Mbappé), Cléber Machado (do Brasil, atrás de Lamine Yamal, Raphinha, Vitinha e Khvicha Kvaratskhelia), Osama Mohamad Alamri (dos Emirados Árabes Unidos, atrás de Lamine Yamal, Achraf Hakimi, Vitinha e Khvicha Kvaratskhelia), Ricardo Menéndez (de El Salvador, atrás de Vitinha, Lamine Yamal, Mohamed Salah e Raphinha) e Almiro Santos.
Este último, representante de Moçambique, acabou, de resto, por ser o único a colocar Kylian Mbappé, francês do Real Madrid, na primeira posição. Seguiram-se Mohamed Salah, Lamine Yamal, Vinícius Júnior e só depois Ousmane Dembélé. Mais atrás, ficaram Nuno Mendes, Erling Haaland, Harry Kane, Vitinha e Gianluigi Donnarumma.
Os votos mais bizarros
Ousmane Dembélé terminou à frente de Lamine Yamal, espanhol do Barcelona, com larga diferença (1.380 pontos contra 1.059), numa votação na qual não faltaram, ainda assim, algumas escolhas... inesperadas. Por exemplo, na Geórgia, o patriotismo falou mais alto, pelo que Vakhtang Bzikadze deu o primeiro lugar a Khvicha Kvaratskhelia, do PSG. O mesmo aconteceu na Escócia, onde o voto preferencial de John Greechan foi para Scott McTominay, do Napoli.
No Egito, a surpresa não está relacionada com a presença de Mohamed Salah, do Liverpool, no topo das opções, mas sim com a de Lamine Yamal apenas no nono lugar, atrás de Ousmane Dembélé, Kylian Mbappé, Achraf Hakimi, Cole Palmer, Jude Bellingham, Raphinha e Robert Lewandowski, tendo o top10 ficado encerrado com Viktor Gyokeres, que, no passado verão, se mudou do Sporting para o Arsenal.
As escolhas da Albânia também prometem dar que falar. Aqui, Ousmane Dembélé foi o primeiro classificado, imediatamente à frente de... Cole Palmer, do Chelsea. Lamine Yamal foi terceiro, Kylian Mbappé foi quarto, Gianluigi Donnarumma foi quinto, João Neves foi sexto, Vitinha foi sétimo, Harry Kane foi oitavo, Achraf Hakimi foi nono e Viktor Gyokeres foi décimo.
Como ficaram os portugueses?
Vitinha foi o jogador mais bem posicionado da votação da Bola de Ouro, tendo arrecadado 703 pontos, o que lhe valeu um terceiro lugar. Nuno Mendes foi décimo classificado, com 171 pontos, e João Neves foi 19.º, com 40. Já Viktor Gyokeres, ficou-se pela 15.ª posição, com 56 pontos, sobretudo, devido àquilo que fez de leão ao peito.
Leia Também: Revelados os pontos de Vitinha, Nuno Mendes e João Neves na Bola de Ouro