Procurar

Benfica 'atira-se' ao Conselho de Arbitragem: "Sistemático prejuízo"

Benfica queixa-se de "uma entrada de sola no tendão de Aquiles de António Silva", no lance que culminou no golo de Luís Esteves, numa partida na qual teve de sofrer para sair vencedor, por 2-1.

Benfica 'atira-se' ao Conselho de Arbitragem: "Sistemático prejuízo"

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
27/09/2025 06:49 ‧ há 1 dia por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O Benfica emitiu, ao final da noite de sexta-feira, um comunicado, através das plataformas oficiais, na qual teceu críticas à exibição assinada por João Gonçalves, árbitro da Associação de Futebol do Porto, no encontro da sétima jornada da I Liga, no qual teve de sofrer para conquistar uma vitória sobre o Gil Vicente, por 2-1.

 

"O Sport Lisboa e Benfica desafia, uma vez mais, o Conselho de Arbitragem a uniformizar os critérios que regem a atuação dos árbitros. No último jogo com o Rio Ave, o Benfica viu um golo anulado por um pretensa faltinha, sem significado. Hoje, o primeiro golo do Gil Vicente tem, na sua génese, uma entrada de sola no tendão de Aquiles de António Silva e nada foi assinalado", pode ler-se.

"Que consequências vai o Conselho de Arbitragem retirar desta dualidade de critérios em apenas 3 dias? Estas atuações que têm sido de um sistemático prejuízo para o Benfica não podem continuar impunes", acrescenta a direção liderada por Rui Costa.

Em causa está um lance registado à passagem dos 11 minutos, quando a equipa de arbitragem nada assinalou, num lance em que António Silva foi ao chão, na sequência de uma entrada de Pablo Felipe. Este desenrolou-se até ao remate certeiro de Luís Esteves, que inaugurou o marcador, na Luz.

No entanto, a estrutura encarnada não se ficou por aqui, e, instantes depois, recorreu às redes sociais, desta feita, para publicar um vídeo no qual coloca, lado a lado, imagens de ambos os lances dos quais acredita ter motivos de queixa, sob a legenda "critérios" e com um dedo (literalmente) apontado à Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).

Voltaram a ouvir-se assobios na Luz

Ao terceiro jogo no comando técnico do Benfica, José Mourinho soma duas vitórias e um empate. Um registo que, no entanto, não basta para 'apagar' a contestação por parte dos adeptos encarnados, cuja contestação (que vem já da 'era Bruno Lage') se fez, uma vez mais, ouvir, no triunfo sobre o Gil Vicente.

Os encarnados entraram a perder, mas deram a volta ainda antes do apito para o intervalo, graças aos golos de Vangelis Pavlidis, aos 18 e 26 minutos (este último, na conversão de uma grande penalidade). Já no segundo tempo, a equipa orientada por César Peixoto 'apertou', e Anatoliy Trubin teve de se aplicar, ao ponto de ter sido considerado o melhor jogador em campo.

José Mourinho estreou-se no leme do clube da Luz com uma categórica vitória sobre o AVS, na Vila das Aves, por 0-3, que se seguiu de um empate a uma bola com o Rio Ave, e, agora, deste triunfo, sobre o Gil Vicente, 'arrancado' sobre assobios por parte do sempre exigente 'tribunal' das águias.

Segue-se, agora, um embate com o Chelsea, a contar para a segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, que está agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima terça-feira, e que marcará o regresso do Special One a Stamford Bridge, onde trabalhou por dois períodos distintos da carreira.

Leia Também: Com muitos suores e calafrios, Benfica bate Gil Vicente e Mourinho sorri

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si