O Benfica emitiu, ao final da noite de sexta-feira, um comunicado, através das plataformas oficiais, na qual teceu críticas à exibição assinada por João Gonçalves, árbitro da Associação de Futebol do Porto, no encontro da sétima jornada da I Liga, no qual teve de sofrer para conquistar uma vitória sobre o Gil Vicente, por 2-1.
"O Sport Lisboa e Benfica desafia, uma vez mais, o Conselho de Arbitragem a uniformizar os critérios que regem a atuação dos árbitros. No último jogo com o Rio Ave, o Benfica viu um golo anulado por um pretensa faltinha, sem significado. Hoje, o primeiro golo do Gil Vicente tem, na sua génese, uma entrada de sola no tendão de Aquiles de António Silva e nada foi assinalado", pode ler-se.
"Que consequências vai o Conselho de Arbitragem retirar desta dualidade de critérios em apenas 3 dias? Estas atuações que têm sido de um sistemático prejuízo para o Benfica não podem continuar impunes", acrescenta a direção liderada por Rui Costa.
Em causa está um lance registado à passagem dos 11 minutos, quando a equipa de arbitragem nada assinalou, num lance em que António Silva foi ao chão, na sequência de uma entrada de Pablo Felipe. Este desenrolou-se até ao remate certeiro de Luís Esteves, que inaugurou o marcador, na Luz.
No entanto, a estrutura encarnada não se ficou por aqui, e, instantes depois, recorreu às redes sociais, desta feita, para publicar um vídeo no qual coloca, lado a lado, imagens de ambos os lances dos quais acredita ter motivos de queixa, sob a legenda "critérios" e com um dedo (literalmente) apontado à Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).
Voltaram a ouvir-se assobios na Luz
Ao terceiro jogo no comando técnico do Benfica, José Mourinho soma duas vitórias e um empate. Um registo que, no entanto, não basta para 'apagar' a contestação por parte dos adeptos encarnados, cuja contestação (que vem já da 'era Bruno Lage') se fez, uma vez mais, ouvir, no triunfo sobre o Gil Vicente.
Os encarnados entraram a perder, mas deram a volta ainda antes do apito para o intervalo, graças aos golos de Vangelis Pavlidis, aos 18 e 26 minutos (este último, na conversão de uma grande penalidade). Já no segundo tempo, a equipa orientada por César Peixoto 'apertou', e Anatoliy Trubin teve de se aplicar, ao ponto de ter sido considerado o melhor jogador em campo.
José Mourinho estreou-se no leme do clube da Luz com uma categórica vitória sobre o AVS, na Vila das Aves, por 0-3, que se seguiu de um empate a uma bola com o Rio Ave, e, agora, deste triunfo, sobre o Gil Vicente, 'arrancado' sobre assobios por parte do sempre exigente 'tribunal' das águias.
Segue-se, agora, um embate com o Chelsea, a contar para a segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, que está agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima terça-feira, e que marcará o regresso do Special One a Stamford Bridge, onde trabalhou por dois períodos distintos da carreira.
Leia Também: Com muitos suores e calafrios, Benfica bate Gil Vicente e Mourinho sorri