Procurar

Guardiola admite saudades de Kyle Walker: "Antes, dormia como um bebé..."

Pep Guardiola considera Kyle Walker "um dos melhores laterais de sempre", antes do reencontro entre ambos, no encontro da sexta jornada da Premier League, entre Manchester City e Burnley, no Etihad Stadium.

Guardiola admite saudades de Kyle Walker: "Antes, dormia como um bebé..."

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
26/09/2025 13:54 ‧ há 1 semana por Carlos Pereira Fernandes

O Manchester City tem encontro marcado com o Burnley para as 15h00 (hora de Portugal Continental) de sábado, em jogo a contar para a sexta jornada da Premier League, que terá como principal 'aperitivo' o regresso de Kyle Walker ao Etihad Stadium, uma 'casa' que bem conhece, dado que lá jogou, entre 2017 e 2025.

 

Uma partida que trouxe, ao final da manhã desta sexta-feira, ao de cima um Pep Guardiola mais... nostálgico, uma vez que, na tradicional conferência de imprensa de antevisão à receção aos clarets, o treinador dos citizens assumiu, sem rodeios, que se sentia bem mais confiante do ponto de vista defensivo quando ainda podia contar com o internacional inglês.

"É um dos melhores laterais de sempre. Tens de controlar aquele lado com alas. Eu dormia como um bebé, antes dos jogos, quando tinha Kyle Walker. Ele consegue lidar com os melhores alas do mundo", começou por afirmar, em declarações reproduzidas pelo jornal britânico Manchester Evening News.

"Nós tentávamos sempre ler as situações, e ele era um jogador superior. Estávamos bem servidos, com as bolas longas e com a qualidade do passe. Ele foi um lateral-direito incrível", acrescentou, enaltecendo, sobretudo, a "consistência" física do seu ex-jogador, assim como o facto de ser "uma figura incrível, no balneário.

"Em nove anos, conquistou seis Premier Leagues, uma Liga dos Campeões... Foram 18 títulos, estando sempre lá, nos bons e nos maus momentos. A última temporada foi complicada para todos nós, mas eu não julgo o comportamento de uma pessoa ao longo de um curto espaço de tempo. Ele foi inacreditável", completou.

A saída de Kyle Walker do Manchester City não foi propriamente pacífica, mas o catalão disse estar a torcer para que seja bem recebido pelos adeptos: "Tenho a total certeza de que toda a gente está feliz por vê-lo de volta a um lugar no qual foi uma figura inacreditável para nós. Ele foi o lateral-direito que definiu o nosso período, aqui, nos nove últimos anos. Tenho a total certeza que vai ser aplaudido pelos nossos adeptos, porque merece".

"Deixem Phil Foden jogar à bola"

Pep Guardiola aproveitou, ainda, a ocasião para sair em defesa de Phil Foden, que tem estado sob a 'lupa' da 'feroz' imprensa desportiva britânica, desde o arranque da presente temporada de 2025/26, ainda que some já dois golos e outras tantas assistências ao cabo de cinco partidas oficiais.

"O Phil assumiu uma responsabilidade quando tinha 17 anos de idade e começou a treinar connosco. O maior exemplo disso mesmo foi contra o Arsenal. Toda a gente estava exausta e cansada, porque estacionámos o autocarro e tudo isso... Naquela momento, o Phil disse 'Quero jogar, novamente'. Foi o que aconteceu, quando chegou, aos 17 anos, e quis jogar todos os dias, porque estava feliz", esclareceu.

"Isso é um sinal em como está preparado. Todos nós sabemos aquilo que ele é capaz de fazer, por isso, simplesmente, deixem-no jogar à bola. A condição física dele é extraordinária. Mentalmente, está preparado e pode jogar de três em três dias, com elevada intensidade. Ele pareceu-me bastante bem, uma vez mais, contra o Huddersfield Town", concluiu.

Leia Também: Guardiola rejeita comparações com... Mourinho: "F***-se, sou mesmo bom"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si