O Benfica tem uma nova oportunidade de se redimir dos últimos resultados no Estádio da Luz, perante os seus adeptos, já que a nova era sob o comando de José Mourinho não começou da melhor forma no seu reduto, com um empate frente ao Rio Ave, já nos últimos minutos da partida.
Desta feita, o adversário é um velho conhecido do treinador de 62 anos e do próprio clube encarnado, já que César Peixoto regressa à Luz, depois de também ter sido liderado pelo técnico seutbalense.
No entanto, o momento de forma dos galos é melhor que o das águias, já que os visitantes estão numa série de três vitórias consecutivas, com um elo em comum: Pablo.
O avançado dos gilistas marcou em todos os últimos três jogos, resultando em nove pontos para o conjunto de Barcelos, que procura manter-se nos lugares cimeiros da tabela durante mais tempo.
Ainda assim, o Benfica tem o orgulho ferido, e o 'sangue' é fresco, já que foi na terça-feira travado pelo Rio Ave, num empate a uma bola, e tendo apenas uma vitória nos últimos quatro encontros, pelo que precisa de dar a volta ao panorama atual com um triunfo em casa.
Este será um desafio que se prevê intenso, uma vez que, além dos momentos de forma de ambas as equipas, o Gil Vicente, nas últimas cinco visitas ao Estádio da Luz, venceu em duas delas, curiosamente pelo mesmo resultado e de forma consecutiva, ganhando 2-1 em abril de 2021 e em fevereiro de 2022.
Ainda assim, o passado mais recente não revela tantas dificuldades para os encarnados, que venceram confortavelmente as últimas três receções aos galos, por 3-1, 3-0 e 5-1.
O encontro entre Benfica e Gil Vicente está agendado para as 20h15 desta sexta-feira e contará com a arbitragem do árbitro João Gonçalves, da AF Porto. Poderá acompanhar, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida, mais logo, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
José Mourinho
Cunho pessoal no Benfica: "É difícil afinar porque quanto mais jogamos, mais fadiga há, menos trabalho de campo... Analisar ajuda, como disse aos jogadores, vamos tentar não cometer os mesmos erros que cometemos. Analisando ao detalhe esperamos obviamente que erros que cometemos não voltemos a cometer. Honestamente não sei quando haverá o meu cunho. Temos o jogo com o Chelsea, depois a seleção... Vamos fazer umas peladas com oito, mas são seis treinadores e dois jogadores. Vai ser o Aursnes e um gajo qualquer..."
Rendimento de Richard Ríos: "Vejo razões para o ajudar muito, tentar tirar o melhor dele, não lhe pedir coisas nas quais ele tem dificuldade. Vejo razões para o proteger ao máximo e que mostre o que de melhor tem e que esconda o que de menos bom tem. A parte do treino que fizemos hoje com ele foi tentar pedir-lhe coisas nas quais ele se sinta confortável e as pessoas possam ver o bom jogador que ele é. O jogador quando entra em campo entra com um autocolante nas costas com os milhões que pagou pela transferência, mas não vou criar mais pressão. Vou criar situações para ele jogar melhor e para que os níveis de confiança subam. O Ríos joga de certeza amanhã."
O que esperar do jogo?: "A equipa está bem. Está preparada para amanhã, podia estar agora aqui a enunciar uma dezena de coisas negativas, como o pouco tempo de recuperação, o pouco tempo de treino, a deceção do resultado, mas não o quero fazer. Estamos a preparar o melhor possível, agarramo-nos o mais possível ao que já fizemos de bom e tenho a convição de que amanhã pode ser um dia bom para nós."
César Peixoto
Antevisão ao jogo: "Estamos à espera de um Benfica forte, que vai entrar com tudo para nos contrariar. Mas nós, com humildade, organização, capacidade e qualidade, vamos lutar pela vitória, independentemente do adversário."
Momento do Benfica: "Não vencem em casa há três jogos e não podem perder pontos na luta pelo título. Certamente será um adversário muito forte desde o início."
Relação com José Mourinho: "É verdade que foi o meu treinador, é verdade que foi quem me contratou do Belenenses para o FC Porto, na altura, e que ganhámos muita coisa juntos. Mas, neste momento, ele é treinador do Benfica, eu sou do Gil Vicente e quero-lhe ganhar."
Últimos resultados
Benfica: EVDEV
Gil Vicente: VVVED
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Georgiy Sudakov, Richard Ríos, Fredrik Aursnes, Vangelis Pavlidis, Franjo Ivanovic.
Gil Vicente: Andrew Ventura, Zé Carlos, Jonathan Buatu, Marvin Elimbi, Ghislain Konan, Facundo Cáseres, Santi García, Murilo Souza, Luís Esteves, Agustín Moreira, Pablo Felipe.
Ausentes
Benfica: Enzo Barrenechea (castigado), Manu Silva, Bruma, Alexander Bah e Nuno Félix (lesioandos).
Gil Vicente: Tidjany Touré (lesionado), Carlos Eduardo e Mohamed Bamba (em dúvida) e Gustavo Varela (acordo de empréstimo com o clube adversário).
Leia Também: Benfica tenta voltar aos triunfos. Líder FC Porto sob protesto em Arouca