A estreia da nova edição da Liga Europa ficou inevitavelmente marcada pelo triunfo do Sporting de Braga frente ao Feyenoord (1-0), esta quarta-feira, num dia em que houve mais jogos em destaque, com portugueses à mistura, sobretudo no Dínamo Zagreb-Fenerbahçe (3-1) e no Nice-AS Roma (1-2).
Começando pelo jogo na Croácia, a antiga equipa de José Mourinho viu Dion Beljo abrir o ativo ao minuto 21, tendo respondido praticamente no imediato, com o empate assinado por Sebastian Szymanski, aos 25 minutos.
A verdade é que o conjunto do titular Nélson Semedo (ex-Benfica) voltaria a sofrer no segundo tempo, com o bis de Dion Beijo (51'), sendo que ainda houve tempo para que Monsef Bakrar ditasse o 3-1 final, aos 90+5', possibilitando a festa dos croatas... e a desilusão dos turcos.
Já a AS Roma garantiu os primeiros três pontos na prova ao bater o Nice (1-2), em França, numa partida em que Tiago Gouveia acabou por não ser opção. Os golos, esses, ficaram reservados para a segunda parte, com os festejos supersónicos de Evan Ndicka (52') e Gianluca Mancini (55') a serem suficientes para 'abafar' a resposta de Terem Moffi, numa grande penalidade ao minuto 77.
Quer isto dizer que os dois adversários eliminados pelo Benfica na fase de apuramento da Liga dos Campeões acabaram por entrar com o pé esquerdo na fase de liga única da Liga Europa.
Mais jogos, mais golos
Outro dos jogos em destaque na estreia da Liga Europa foi o empate entre Real Betis e Nottingham Forest (2-2). Os andaluzes entraram a ganhar através de Cedric Bakambu (15'), mas a resposta dos ingleses foi imediata... e em dose dupla. Igor Jesus não só empatou ao minuto 18, como ainda confirmou o tento da remontada aos 23 minutos. Ainda assim, Antony, ex-Manchester United, conseguiu salvar um ponto à beira do fim, com o 2-2 final alcançado aos 85 minutos.
Já o Celtic, com Paulo Bernardo no banco e Jota ausente, não foi além de um empate frente ao Estrela Vermelha (1-1), naquela que foi a estreia europeia de Tomás Handel pela equipa sérvia, já depois de ter deixado o Vitória SC no passado verão.
Por fim, o Ludogorets, de Dinis Almeida e Rui Mota, bateu o Malmo (1-2) e, num jogo sem portugueses, o Friburgo impôs-se ao Friburgo, com um triunfo tangencial, por 2-1.
[Notícia atualizada às 22h05]
Leia Também: "Mourinho e Benfica falaram antes do Benfica-Fenerbahçe. FIFA deve agir"