Procurar

No banco estava o segredo. Sp. Braga entra a vencer na Liga Europa

Fran Navarro 'saltou' do banco de suplentes para marcar, já na reta final, o golo que permitiu ao Sporting de Braga levar de vencida o Feyenoord, na entrada em cena na fase de liga da Liga Europa.

No banco estava o segredo. Sp. Braga entra a vencer na Liga Europa

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
24/09/2025 21:52 ‧ há 1 semana por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Liga Europa

O Sporting de Braga entrou, ao início da noite desta quarta-feira, com o 'pé direito' na fase de liga da temporada de 2025/26 da Liga Europa, graças ao triunfo 'arrancado a ferros' sobre o Feyenoord, no Estádio Municipal de Braga, por 1-0.

 

Fran Navarro 'saltou' do banco de suplentes para marcar o golo que valeu três preciosos pontos à formação minhota... e um 'balão de oxigénio' ao treinador catalão Carlos Vicens, que consegue, desta maneira, colocar um ponto final num ciclo de três partidas consecutivas sem conhecer o 'sabor' da vitória, e afastar a contestação de que já foi alvo.

Um Sp. Braga 'aos soluços' e uma arbitragem… peculiar

Perante um Feyenoord em 'modo poupança', que deixou, por exemplo, Anis Hadj Moussa, um dos seus principais ativos (que chegou, inclusive, a estar na agenda do Benfica, no passado mercado de transferências de verão) no banco, o Sporting de Braga denotou algumas dificuldades iniciais, nomeadamente, ao nível da construção, o que levou a uma (exagerada) aposta no jogo direto para Amine El Ouazzani.

Aos 14 minutos, a formação neerlandesa deu o primeiro sinal de aviso, por intermédio de Gijs Small, que atirou para as mãos de Lukas Hornicek, após um corte incompleto de Gustaf Lagerbielke. Um lance perigoso, que teve o condão de 'despertar' os homens de Carlos Vicens, que, aos poucos, começaram a 'libertar-se de amarras' e a progredir no terreno com a bola controlada.

No entanto, o papel de protagonista do primeiro tempo foi mesmo assumido… pelo árbitro, o montenegrino Nikola Dabanovic, que, aos 18 minutos, foi alertado pelo VAR para uma potencial grande penalidade, num lance dividido entre Oussama Targhalline e Sikou Niakaté, na área visitante, mas descartou-a sem, sequer, ter analisado a repetição do mesmo, gerando protestos por parte dos anfitriões.

No minuto seguinte, o juiz de 43 anos de idade voltou a estar em evidência, visto que 'perdoou' um cartão vermelho a Quinten Timber, que acertou com os pítons no joelho de Rodrigo Zalazar, apesar de novo alerta do VAR. Já aos 32 minutos, foi Gaussou Diarra a escapar a sanção disciplinar, numa falta dura sobre Víctor Gómez.

Ainda assim, os minhotos não se deixaram levar pela frustração. Aos 33 minutos, Gustaf Lagerbielke obrigou Timon Wellenreuther a uma defesa 'estrondosa', quando desviou, de cabeça, um cruzamento (possivelmente, realizado já além da linha de fundo) de João Moutinho. À beira do apito para o intervalo, foi a vez de Ricardo Horta atirar a centímetros da baliza contrária, num lance em que se chegou a gritar 'golo', na Pedreira.

'Joker' estava no banco

Logo no arranque do segundo tempo, João Moutinho combinou com Ricardo Horta e cruzou rasteiro para Amine El Ouazzani, que, com tudo para desfazer o nulo... não conseguiu acertar na bola. Um momento que deu início a um período de autêntica 'loucura' com as duas equipas em constantes transições, ainda que sem efeitos práticos no marcador.

Aos 78 minutos, Cyle Larin dispôs de uma oportunidade soberana para marcar, mas, de cabeça, atirou em cheio ao poste da baliza do Sporting de Braga. Na resposta, o marcador foi, finalmente, inaugurado, por intermédio de Fran Navarro, que, acabado de entrar, para o lugar de Amine El Ouazzani, 'disparou' para provocar uma autêntica 'explosão' de alegria, na Pedreira.

O Feyenoord ainda respondeu, à beira do apito final, na sequência de um remate certeiro de Cyle Larin, mas a Pedreira acabou por 'suspirar de alívio', uma vez que o lance foi, imediatamente, anulado, uma vez que o internacional canadiano estava em posição irregular, pelo que o marcador não sofreu novas alterações.

O Sporting de Braga soma, desta maneira, os três primeiros pontos da temporada, na fase de liga da Liga Europa, pelo que se junta, na liderança, a Midtjylland, Dínamo Zagreb, Friburgo, Ludogorest e AS Roma, que levaram de vencida, respetivamente, Sturm Graz, Fenerbahçe, Basileia, Malmo e Nice. Logo atrás, estão PAOK, Maccabi Tel Aviv, Real Betis, Nottingham Forest, Estrela Vermelha e Celtic, que empataram os respetivos jogos.

Para quinta-feira, estão reservados o Lille-Brann, o Go Ahead Eagles-Steaua Bucareste (ambos às 17h45, hora de Portugal Continental), o Salzburgo-FC Porto, o Utrecht-Olympique Lyon, o Rangers-Genk, o Estugarda-Celta de Vigo, o Aston Villa-Bologna, o Ferencváros-Viktoria Plzen e o Young Boys-Panathinaikso (todos às 20h00).

Leia Também: Nélson Semedo não impede queda do Fenerbahçe e AS Roma bate Nice

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si