O Benfica voltou a 'escorregar', esta terça-feira, ao ceder um empate frente ao Rio Ave (1-1), no acerto do calendário da I Liga, em duelo referente à primeira jornada do campeonato português, permanecendo atrás dos rivais Sporting e FC Porto.
Após uma primeira parte sem golos, a equipa de José Mourinho - que havia visto o VAR anular um golo de Vangelis Pavlidis por 'culpa' de Nicolás Otamendi - ainda chegou a festejar o golo tardio de Georgiy Sudakov (86'), com assistência do recém-entrado Dodi Lukebakio, porém, tudo mudou em tempo de descontos.
Um golaço de André Luiz (90+1') 'tirou o tapete' às águias e, no 'Rio' da Luz, a 'Ave' de José Mourinho acabou mesmo por cair de forma dramática... e com asobios à mistura. As águias seguem, assim, no terceiro lugar, a um ponto do bicampeão Sporting e a quatro do líder FC Porto.
'Muita parra e pouca uva'
José Mourinho cumpriu o célebre lema 'em equipa que ganha não se mexe' e, por esse motivo, decidiu repetir exatamente o mesmo onze apresentado na sua estreia, no passado sábado, frente ao AVS (0-3). Já Sotiris Sylaidopoulos mudou várias peças em relação à derrota aos pés do FC Porto (0-3), surpreendendo ao ponto de deixar os goleadores Clayton e André Luiz no banco.
Num primeiro tempo algo morno, os encarnados entraram ligeiramente mais fortes e as primeiras investidas pertenceram a Richard Ríos e Vangelis Pavlidis, levando Marc Gual e Dario Spikic a responder e a testar a atenção de Anatoliy Trubin na área contrária. Pelo meio, Franjo Ivanovic ainda ficou a pedir penálti, mas acabou por ver o cartão amarelo por simulação.
Seria precisamente o croata a ficar perto de inaugurar o marcador perto da meia hora de jogo, embora também Fredrik Aursnes tenha tentado a sua sorte à beira do intervalo. Ainda assim, o marcador mantinha-se intacto, com um nulo a persistir ao intervalo.
O drama ficou reservado para o fim
´Sem alterações a registar no regresso dos balneários, ambas as equipas tardaram em criar oportunidades e, quando José Mourinho se preparava para fazer uma dupla alteração, eis que houve a primeira 'explosão' de alegria na Luz... temporariamente.
O golo de Vangelis Pavlidis em cima da hora de jogo acabaria por ser anulado por falta de Nicolás Otamendi, após revisão das imagens no VAR, por parte do árbitro Sérgio Guelho, deixando José Mourinho muito irritado.
A tal mexida a duplicar veio a seguir, com a entrada de Andreas Schjelderup e do estreante Dodi Lukebakio para as vagas deixadas por Franjo Ivanovic e Samuel Dahl. Até seria o estreante a criar as melhores investidas, deixando Richard Ríos a centímetros do golo à entrada para os últimos 20 minutos.
Perante 57.059 espectadores, Georgiy Sudakov gerou a 'loucura' ao minuto 86, ao beneficiar precisamente da assistência de Dodi Lukebakio, deixando José Mourinho a festejar efusivamente aquele que parecia ser o golo decisivo da partida. Parecia, mas a história do jogo seria outra.
Ao minuto 90+1', André Luiz inventou um lance no corredor direito e rubricou um golaço, surpreendendo o Estádio da Luz com um balde de água gelada, deixando o Benfica sem reação praticamente nenhuma até ao apito final.
Desta forma, o Benfica desperdiça a oportunidade de se reaproximar da liderança e leva 14 pontos somados ao fim de seis jornadas, atrás do bicampeão Sporting (15) e do imparável líder FC Porto (18). Já o Rio Ave, ainda sem vitórias, soma agora quatro pontos, tantos como Estrela da Amadora, Nacional e Alverca no fundo da classificação.
[Notícia atualizada às 22h29]
Leia Também: José Mourinho estreou-se pelo Benfica na Luz e pormenor saltou à vista
Leia Também: Ivanovic ficou a pedir penálti para Benfica e árbitro mostrou... amarelo
Onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Georgiy Sudakov, Franjo Ivanovic e Vangelis Pavlidis.
Rio Ave: Cezary Miszta, Andreas Ntoi, Jakub Brabec, Panzo, Petrasso, Omar Richards, Marious Vrousai, Brandon Aguilera, Olinho, Marc Gual e Dario Spikic.
Antevisão
Três dias após a estreia vitoriosa de José Mourinho frente ao AVS (0-3), o Benfica prepara-se para voltar a competir na I Liga, esta terça-feira, com a receção ao Rio Ave a coroar a (re)estreia do experiente treinador português no Estádio da Luz, sensivelmente 25 anos após ter estado a liderar os destinos das águias.
'Melindrados' com os mais recentes dois deslizes caseiros (diante de Santa Clara e Qarabag), os encarnados apresentam-se de 'cara lavada' no regresso a casa, no acerto do calendário da I Liga, face ao jogo em atraso referente à jornada inaugural.
A missão, essa, passa por encurtar a distância (atualmente fixada nos cinco pontos) para o líder FC Porto, que segue imparável com seis vitórias em seis jornadas. Já os vilacondenses, na antepenúltima posição, procuram ainda a primeira vitória no campeonato.
Vale a pena recordar que o Benfica conta com uma calendário 'apertado' ao longo das próximas duas semanas, desde as receções a Rio Ave e Gil Vicente, separadas por três dias, às deslocações ao reduto de Chelsea (dia 30 de setembro) e FC Porto (dia 5 de outubro), pelo que a missão de José Mourinho ganhará contornos mais... complexos.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental), no Estádio da Luz, com arbitragem de Sérgio Guelho, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Benfica-Rio Ave: José Mourinho afasta 'fantasmas' na (re)estreia na Luz?
Leia Também: Mexe ou não mexe? O onze provável de José Mourinho para o Benfica-Rio Ave