Procurar

Benfica-Rio Ave: José Mourinho afasta 'fantasmas' na (re)estreia na Luz?

De 'cara lavada', Benfica regressa ao Estádio da Luz para acertar o calendário da I Liga, face ao duelo em atraso referente à primeira jornada, na tentativa de encurtar distâncias para o líder FC Porto.

Benfica-Rio Ave: José Mourinho afasta 'fantasmas' na (re)estreia na Luz?

© Getty Images

Miguel Simões
23/09/2025 06:46 ‧ há 1 semana por Miguel Simões

Desporto

Antevisão

Três dias após a estreia vitoriosa de José Mourinho frente ao AVS (0-3), o Benfica prepara-se para voltar a competir na I Liga, esta terça-feira, com a receção ao Rio Ave a coroar a (re)estreia do experiente treinador português no Estádio da Luz, sensivelmente 25 anos após ter estado a liderar os destinos das águias.

 

'Melindrados' com os mais recentes dois deslizes caseiros (diante de Santa Clara e Qarabag), os encarnados apresentam-se de 'cara lavada' no regresso a casa, no acerto do calendário da I Liga, face ao jogo em atraso referente à jornada inaugural.

A missão, essa, passa por encurtar a distância (atualmente fixada nos cinco pontos) para o líder FC Porto, que segue imparável com seis vitórias em seis jornadas. Já os vilacondenses, na antepenúltima posição, procuram ainda a primeira vitória no campeonato.

José Mourinho com dois 'reforços' inesperados à vista no Benfica-Rio Ave

José Mourinho com dois 'reforços' inesperados à vista no Benfica-Rio Ave

Apesar de não estarem inscritos à data da primeira jornada da I Liga, Georgiy Sudakov e Dodi Lukebakio poderão vir a ser opção para José Mourinho no encontro em atraso frente ao Rio Ave, agendado para esta terça-feira.

Miguel Simões | 08:42 - 22/09/2025

Vale a pena recordar que o Benfica conta com uma calendário 'apertado' ao longo das próximas duas semanas, desde as receções a Rio Ave e Gil Vicente, separadas por três dias, às deslocações ao reduto de Chelsea (dia 30 de setembro) e FC Porto (dia 5 de outubro), pelo que a missão de José Mourinho ganhará contornos mais... complexos.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental), no Estádio da Luz, com arbitragem de Sérgio Guelho, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

José Mourinho

Análise ao adversário: "Espero um adversário que é melhor que os pontos que tem. Observámos os jogos deles, mas nos três primeiros mostram que são melhor equipa do que a classificação. São uma equipa com treinador, com organização, que sabe o que está a fazer. Têm muitos jogadores de muita qualidade, espero um jogo difícil, em que precisamos do fator casa, porque quando esse está presente, é importante. A equipa está a crescer, a nível tático tem de ser progressivo, mas a nível emocional têm de ter adeptos que os façam sentir em casa, que esqueçam que os últimos dois jogos em casa não correram bem, e que olhem com os mesmos olhos que eu vejo, com uma empatia importante para um adversário que é difícil".

Obstáculos da  sobrecarga competitiva no arranque: "Provavelmente o tempo que não existe, ontem já me libertei um pouco mais, mas nos dois primeiros dias, se tivessem 48 horas cada, continuavam a ser curtos, o trabalho de campo com os jogadores tem todo um trabalho com uma estrutura, têm de me conhecer, trocar ideias, coisas a manter e para mudar... Isso foi a maior dificuldade. Quanto à preparação do primeiro e do segundo jogo, tivemos de tocar em pontos essenciais, não exagerar na informação, porque processar a informação pode fazer com que o foco esteja ali e se perca alegria, liberdade de pensamento, criatividade, e eu não quis chegar a esse nível".

Ivanovic e Pavlidis na frente de ataque: "Cada jogo tem uma estratégia. Se há 20 anos tínhamos uma estratégia para cada jogo, imagine-se agora... Não quis desvirtuar muito o que eles são como equipa, mas havia coisas... Gosto de coisas diferentes e, sem querer desvirtuar muito, foram introduzidas algumas coisas. Timings da pressão, movimentos ofensivos, transição após recuperação... São coisas normais, se o Bruno fosse para o Fenerbahçe também alteraria algumas coisas. Tentei dar uma dinâmica ofensiva diferente à equipa. Não os senti muito confortáveis a jogar um 4x4x2 simples. O Sudakov também se enquadrou bem naquela dinâmica".

Sotiris Silaidopoulos

Ambições na Luz: "Estes jogos são sempre uma motivação extra para todos e enfrentar um treinador tão icónico como José Mourinho é sempre muito especial. Será um privilégio defrontá-lo e queremos ser a nossa melhor versão para tirar algo desta partida".

Reação à derrota frente ao FC Porto: "É muito importante começar bem o jogo, estar focados, ser muito fortes nos aspetos mentais, e queremos manter isso durante todo o período do jogo. Temos de mostrar caráter e personalidade, será um bom teste para nós. Temos de melhorar nos lances de bola parada e na forma como podemos ter a bola do nosso lado".

Arranque 'temido' de época: "A determinação e a vontade dos jogadores estão sempre presentes nos treinos. Estamos a melhorar, a fazer coisas boas. Claro que precisamos de mais tempo para evoluir em aspetos que já são óbvios, mas a determinação e a vontade estão sempre lá. Mesmo no jogo com o FC Porto, em que sofremos golos cedo, tentámos equilibrar".

Últimos resultados

Benfica: V-D-E-V-V

Rio Ave: D-D-E-E-E

Últimos onzes

Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Franjo Ivanovic, Georgiy Sudakov, Fredrik Aursnes e Vangelis Pavlidis

Rio Ave: Cezary Miszta, Andreas Ntoi, Jakub Brabec, Nelson Abbey, Marious Vrousai, Brandon Aguilera, Georgios Liavas, Nikos Athanasiou, André Luiz, Clayton Silva e Dario Spikic

Ausências

Benfica: Manu Silva, Alexander Bah, Bruma e Nuno Félix (lesionados).

Rio Ave: Theofanis Bakoulas (lesionado).

Leia Também: 'Tropa' de José Mourinho no Benfica em destaque antes da estreia na Luz

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si