O sonho chegou ao fim. Portugal não resistiu à superioridade da Bulgária (3-0) e, esta segunda-feira, falhou o acesso aos 'quartos' do Campeonato do Mundo de voleibol, que decorre nas Filipinas.
A seleção nacional deu luta contra uma das seleções favoritas nos 'oitavos', sobretudo nos primeiros dois sets, mas acabou mesmo por ficar pelo caminho num encontro que apenas precisou de três parciais para ficar com o resultado selado.
Os pupilos de João José não marcaram o primeiro ponto, mas até chegaram a estar na frente do marcador por mais do que uma ocasião. Ainda assim, o parcial viria a sorrir aos búlgaros, com um 25-19 no marcador.
A história do segundo set foi algo semelhante, com Portugal a conseguir estar na liderança sensivelmente a meio, mas novamente com um desfecho positivo para o adversário, desta vez com um parcial de 25-23.
O terceiro - e derradeiro - parcial acabou mesmo por ser o mais desnivelado, já numa altura em que a seleção nacional parecia estar a acusar a pressão de uma eliminação que se avistara, pelo que o resultado acabou por se fixar em 12 pontos de diferença: com o 25-13 final.
Lourenço Martins posicionou-se como o melhor marcador de Portugal na partida, com 10 pontos, sendo seguido por Nuno Marques, com seis. Do outro lado, Nikolov 'arrasou' a concorrência, com 19, mais do dobro do que o compatriota Atanasov.
Nada apaga a história
Quase 20 anos após a participação no Mundial'2002, Portugal entrou na prova pela terceira vez na sua história e, apesar de ficar pelo caminho nos 'quartos', fez história ao ultrapassar a fase de grupos, o principal grande objetivo delineado, face ao contexto.
A seleção nacional começou por sorrir logo no jogo de estreia, ao derrotar Cuba (1-3), com direito a remontada, embora não tenha sido feliz frente à poderosa congénere dos Estados Unidos da América (3-0). Seguiu-se uma nova reviravolta na derradeira jornada da fase de grupos, diante da Colômbia (3-2), sendo que a festa só foi confirmada 'à boleia' dos EUA, que bateram os cubanos no último jogo do grupo D da prova.
Na luta por um lugar nos 'quartos', foi a Bulgária a fazer a festa, ficando agora à espera do vencedor do duelo entre Estados Unidos da América e Eslovénia, numa altura em que já se apuraram Polónia, Turquia, Itália e Bélgica rumo ao top8.
[Notícia atualizada às 10h12]
Leia Também: Portugal apura-se para os 'oitavos' do Mundial à boleia dos EUA