Nuno Espírito Santo pode estar em vias de regressar ao ativo... e logo na Premier League, menos de duas semanas depois de ter sido demitido do comando técnico do Nottingham Forest, após ter entrado em 'rota de colisão' com o proprietário, Evangelos Marinakis, milionário grego que também gere os destinos do Rio Ave.
De acordo com informações adiantadas, este domingo, pelo jornal britânico The Times, o treinador português terá sido formalmente abordado pelo West Ham, que já começou a ponderar seriamente a possibilidade de avançar para o despedimento de Graham Potter, na sequência de um arranque de temporada que está a revelar-se um autêntico 'pesadelo'.
Gary O'Neil (que abandonou o Wolverhampton, no final do passado ano de 2024, abrindo caminho à chegada do sucessor, o também luso Vítor Pereira) e Slaven Bilic (que também está livre e até já orientou os hammers, entre 2015 e 2017) são outros dos nomes que agradam à direção do clube, acrescenta a mesma publicação.
O 'assustador' registo do West Ham
Feitas as contas, desde o arranque da presente temporada de 2025/26, o West Ham já disputou seis jogos oficiais, dos quais cinco dizem respeito à Premier League. Aqui, sofreu quatro derrotas (contra Sunderland, por 3-0, Chelsea, por 1-5, Tottenham, por 0-3, e Crystal Palace, por 1-2) e apenas uma vitória (sobre o Nottingham Forest... de Nuno Espírito Santo, por 0-3). Um registo que o deixa na 18.ª e antepenúltima posição da tabela, com apenas três pontos somados.
A restante partida disse respeito à segunda eliminatória da Taça da Liga, e culminou numa derrota perante o Wolverhampton, de Vítor Pereira, no Molineux Stadium, por 3-2, com a respetiva eliminação, que complica ainda mais a vida a Graham Potter.
"Queremos o nosso clube de volta"
O mais recente desaire, sofrido ainda este sábado, perante o Crystal Palace, em pleno Estádio Olímpico de Londres, esgotou, de vez, a paciência dos adeptos, que, após o árbitro inglês Tony Hampton ter feito soar o apito final, entoaram cânticos como "Despeçam a direção" ou "Queremos o nosso clube de volta".
Ainda assim, na conferência de imprensa que se realizou, instantes depois, Graham Potter respondeu com um "É claro", quando questionado sobre se ainda acreditava que era possível dar a volta ao rumo dos acontecimentos: "Percebo o ambiente e as expetativas. Não tenho queixas, de todo, do clube ou do apoio que tivemos, mas percebo que os resultados não são positivos. Temos de aceitar isso e dar a volta. Precisamos de melhorar, encontrar aquele equilíbrio e aquela solução".
Nuno Espírito Santo conhece a realidade
Nuno Espírito Santo tem, particularmente, a seu favor o facto de conhecer bem a realidade do futebol inglês, dadas as passagens por Wolverhampton (entre 2017 e 2021), Tottenham (entre 2021 e 2022) e, mais recentemente, Nottingham Forest (entre 2023 e 2025).
Os contextos nem sempre foram os mais favoráveis, mas a verdade é que conseguiu apresentar resultados, especialmente, nos wolves (onde foi campeão do Championship) e nos reds (onde assegurou um histórico apuramento para a Liga Europa).
Leia Também: Vítor Pereira continua sem pontos. Florentino a titular 'empata' Forest