Procurar

Inglaterra em choque. Ex-treinador do Liverpool morre aos 47 anos

Matt Beard faleceu, por causas ainda desconhecidas, após uma carreira feita, não só ao serviço dos reds, como também de Chelsea, Boston Breakers, Brighton, West Ham e, mais recentemente, Burnley.

Inglaterra em choque. Ex-treinador do Liverpool morre aos 47 anos

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
21/09/2025 10:01 ‧ há 2 semanas por Carlos Pereira Fernandes

O futebol inglês está, este domingo, de luto pela morte de Matt Beard, treinador de 47 anos de idade, que, ao longo da carreira, orientou as equipas de futebol feminino de Liverpool, Chelsea, Boston Breakers, Brighton, West Ham e, mais recentemente, Burnley.

 

A notícia foi tornada pública pelos próprios reds, clube que orientou por duas ocasiões distintas na carreira, entre 2012 e 2015, e entre 2021 e 2025, e no qual viveu os melhores momentos da carreira, com a conquista de dois títulos de campeão inglês consecutivos e um histórico apuramento para a Liga dos Campeões.

"O Liverpool está profundamente chocado e entristecido pelo súbito falecimento do antigo treinador da equipa de futebol feminino, Matt Beard. Os pensamentos de todos no clube estão com a família e os amigos do Matt, neste período devastador", pode ler-se.

O Matt não era apenas um treinador extremamente comprometido e sucesso, era também uma pessoa de verdadeira integridade e simpatia, que será para sempre recordada com genuíno carinho por toda a gente com quem trabalhou, no clube", acrescenta.

"Uma pessoa carinhosa e preocupada"

O Chelsea, clube no qual Matt Beard deu os primeiros passos enquanto treinador, também não o esqueceu: "Foi com grande tristeza e choque que o Chelsea tomou conhecimento do falecimento do nosso antigo treinador de futebol feminino, Matt Beard, aos 47 anos de idade".

"O Matt foi alguém que ajudou a moldar a equipa feminina do Chelsea, durante os três anos ao leme, entre 2009 e 2012, lançando grande parte das bases antes da chegada de Emma Hayes. Em campo, o Matt estava na frente do pelotão, quando nos mudámos para Staines Town’s Wheatsheaf Park", refere.

"Mas o impacto foi igualmente - se não mais ainda - sentido em campo pelas suas jogadoras e todos aqueles que estiveram envolvidos na equipa feminina do Chelsea. Jogadoras e funcionários falam, igualmente, de um homem que não era apenas o treinador, era um amigo. Era uma pessoa carinhosa e preocupada, que arranjava sempre tempo para todos", completa.

"Uma figura-chave no crescimento do futebol feminino"

A Federação Inglesa de Futebol (FA), por seu lado, mostrou-se "profundamente entristecida por tomar conhecimento do falecimento de Matt Beard", recordando-o como "uma figura-chave no crescimento do futebol feminino, cuja falta será sentida por todos": "Os nossos pensamentos vão para a sua família e amigos, neste período difícil".

A própria Women's Super League, organismo que rege os campeonatos profissionais do futebol feminino, em Inglaterra, lamentou esta trágica notícia, e decretou um minuto de silêncio em sua "memória", antes de todos os jogos dos dois principais escalões, este fim de semana.

"Todos na Women's Super League prolongam as suas mais profundas simpatias à família, amigos e entes queridos de Matt Beard, na sequência do seu falecimento. O Matt desempenhou um papel instrumental no crescimento do futebol feminino, e deixará saudades junto de todos aqueles que estão associados a esta modalidade. Descansa em paz, Matt", lamentou.

Leia Também: Do PSG ao reencontro com Kika. A agenda do Benfica na Champions feminina

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si