No Estádio Dom Afonso Henriques, Vitória SC e Sporting de Braga somaram, este sábado, um empate a um golo, em jogo da sexta jornada da I Liga.
A primeira ocasião de golo pertenceu aos locais. Ao minuto 8', Telmo Arcanjo deixou Gustavo Silva na cara de Lucas Hornicek, que viu a bola a embater na malha lateral. Estava dado o mote para o que viria a ser uma grande primeira parte de futebol, com muita emoção à mistura.
Os bracarenses também deram um ar da sua graça. Aos 22', o capitão Ricardo Horta rematou para as mãos seguras de Castillo. Pouco depois, aos 25', Gabri Martínez teve duas tentativas para colocar a bola no fundo das redes, mas a bola teimou em ficar no corpo de Miguel Maga, que substituiu na perfeição o seu guarda-redes.
O maior ascendente dos visitantes foi recompensado com o golo ao minuto 27. Fran Navarro aproveitou uma bola perdida no coração da área e atirou a contar.
No entanto, a alegria dos comandos de Carlos Vicens durou pouco tempo. Aos 31', Matija Mitrovic não pediu licença e colocou a bola na 'gaveta'. O médio sérvio, de 20 anos, não podia ter escolhido melhor altura para se estrear a marcar pelos vimaranenses.
A partida estava numa toada de parada e resposta. Aos 44', Sikou Niakaté ameaçou adiantar o Sporting de Braga no marcador, mas cabeceamento saiu à barra.
Em tempo de compensação, Gabri Martínez puxou de forma infantil um adversário e originou uma grande penalidade a favor dos locais, que contaram com a revisão do VAR.
Na cobrança do castigo máximo, aos 45'+5, o experiente avançado Nélson Oliveira, de 34 anos, permitiu a defesa de Lukas Hornicek, que levou, posteriormente, um forte encorajamento de Ricardo Horta e restantes companheiros.
Na segunda parte, os mais de 25 mil espectadores no Estádio Dom Afonso Henriques assistiram um jogo com pouca baliza e muito aguerrido, próprio de um dérbi. O marcador esteve em aberto, mas não sofreu qualquer alteração.
As equipas seguem separadas por um ponto na tabela classificativa, sendo que o Sporting de Braga é o atual nono classificado, com nove pontos, menos nove do que o líder FC Porto.
Logo atrás, está o Vitória SC. Na próxima jornada, a formação de Luís Pinto visitará o terreno do recém promovido Alverca. Por sua vez, o Sporting de Braga virará o foco para a fase de liga da Liga Europa, esta quarta-feira, com a receção ao Feyenoord.
No regresso ao campeonato, os bracarenses vão receber o Nacional.
Leia Também: Tem um minuto? Fique com o resumo do Nacional-Arouca
Leia Também: Foi mesmo até ao 'último suspiro'. Eis o resumo do Santa Clara-Alverca