O Arouca alcançou, este sábado, uma vitória, por 2-1, na visita ao Nacional, na Choupana, em jogo da sexta jornada da I Liga.
Nesta partida, os insulares quiseram demonstrar que a boa exibição frente ao FC Porto, na ronda anterior, não foi obra do acaso. No final do jogo, Samu, recorde-se, salientou que o Nacional foi a equipa, a par do bicampeão Sporting, que criou mais dificuldades nos dragões, atuais primeiros classificados do campeonato.
Frente ao Arouca, os alvinegros controlaram a primeira parte e protagonizaram os principais momentos de perigo. Ao minuto 3', Amadou Danté cometeu grande penalidade, após colocar braço na bola.
Na cobrança do castigo máximo, Jesús Ramírez atirou para defesa do guardião João Valido. Na etapa complementar, o duelo repetiu-se, mas desta vez o avançado venezuelano levou a melhor, aos 66' sobre o português, em nova grande penalidade assinalada pelo juiz da partida, João Gonçalves, cometida pelo 'infeliz' Amadou Danté por colocar...braço na bola, na sequência de um cruzamento.
A alegria insular durou pouco tempo. Aos 74', o defesa-central Boris Popovic foi mais forte nas alturas e antecipou-se ao guardião Lucas França.
Os lobos da Serra da Freira ficaram em superioridade numérica aos 80', após vermelho direto admoestado ao médio Matheus Dias, após falta grosseira sobre o avançado Barbero. A formação de Vasco Seabra também ficou com dez elementos em campo, após acumulação de cartões amarelos de José Fontán. Ainda assim, os visitantes chegaram ao triunfo aos 88', por Espen van Ee.
Na sequência deste lance, o técnico do Nacional, Tiago Margarido, perdeu a cabeça com a equipa de arbitragem e viu, naturalmente, o vermelho direto.
Em tempo de compensação, Jesús Ramírez pensou ter 'salvado' um ponto, mas o ponta de lança estava em posição irregular por 22 centímetros de acordo com a revisão do VAR.
O Arouca, próximo adversário do FC Porto, subiu ao 9.º lugar, com oito pontos, mais quatro do que o Nacional, 13.º classificado.
Duelo equilibrado nos Açores
Moralizado pelo empate (1-1) alcançado frente ao Benfica, na ronda anterior, o Santa Clara recebeu o recém promovido Alverca, com o objetivo de somar três pontos.
O início de jogo não podia ser melhor para os comandados de Vasco Matos. Brenner ganhou uma grande penalidade e Serginho (9') não tremeu na marca dos onze metros, não dando hipóteses a André Gomes, que tinha sido herói neste tipo de lances na ronda anterior, frente ao Tondela.
A formação ribatejana reagiu aos 19', por uma cara bem conhecida dos adeptos do emblema de São Miguel. O médio Lincoln aplicou a 'lei do ex', no reencontro com o seu antigo clube, antes da sua saída no verão de 2022, para os turcos do Fenerbahçe.
Na segunda parte, o equilíbrio foi nota dominante e apenas no último suspiro foi possível desbloquear o empate. Em tempo de compensação, aos 90'+7, na sequência de um canto, MT apareceu ao primeiro poste, para desviar a bola para o fundo das redes, lançando enorme festa nos adeptos locais.
O Santa Clara ocupa o 8.º lugar, com oito pontos, mais quatro do que o Nacional, 14.º classificado.
Leia Também: EM DIRETO: Santa Clara e Arouca vencem antes da estreia de José Mourinho
[Notícia em atualização]