O FC Porto esclareceu, este sábado, em forma de comunicado partilhado através das plataformas oficiais, que Alan Varela foi diagnosticado com "uma contusão do gémeo direito", na sequência do categórico triunfo conquistado na deslocação ao Estádio dos Arcos, sobre o Rio Ave, por 0-3.
O médio-defensivo, recorde-se, foi aposta a titular por parte de Francesco Farioli, em Vila do Conde, mas acabou por sair ao intervalo, para dar o lugar a Zaidu Sanusi. O próprio treinador italiano acabaria por tranquilizar os adeptos, na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final, mas a verdade é que, na 'ressaca', este se limitou a realizar "tratamento", no complexo do Olival.
"Foi uma substituição por precaução. Levou um pontapé num dos gémeos. Creio que não é nada de preocupante", afirmou, perante os jornalistas, desvalorizando o contratempo e sublinhando que, neste momento, os dragões vão "precisar de toda a gente, devido a algumas lesões".
O internacional sub-21 argentino vê, desta maneira, o nome ser incluído no boletim clínico azul e branco, juntamente com os de Nehuén Pérez (que permanece sob "vigilância", após ter sido operado a uma rutura total do tendão de Aquiles), Alberto Costa (que realizou treino condicionado), Martim Fernandes (que continua em regime de treino integrado condicionado) e Luuk de Jong (que se limitou a fazer tratamento).
Se Nehuén Pérez é uma 'carta fora do baralho', potencialmente, até ao final da presente temporada, os restantes quatro jogadores permanecem em dúvida para a entrada em cena na fase de liga da Liga Europa, perante o Salzburgo na Red Bull Arena, na Áustria, que está agendada para as 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quinta-feira.
Um arranque de temporada 'imaculado'
O FC Porto, recorde-se, soma, até ao momento, seis vitórias conquistadas ao cabo dos seis jogos disputados desde o arranque da presente temporada de 2025/26. Todos estes disseram respeito à I Liga, onde é líder isolado, com 15 pontos conquistados, mais cinco do que os segundos classificados, Sporting e Moreirense, que têm encontro marcado para as 20h15 de segunda-feira, no Estádio José Alvalade, para o encerramento da ronda.
Um registo 'imaculado', ao qual os dragões pretendem dar continuidade, na Liga Europa, onde terão pela frente, não só o Salzburgo, como também o Estrela Vermelha (a 2 de outubro, no Dragão), o Nottingham Forest (a 23 de outubro, no City Ground), o Utrecth (a 6 de novembro, no Stadion Galgenwaard), o Nice (a 27 de novembro, no Dragão), o Malmo (a 11 de dezembro, no Dragão), o Viktoria Plzen (a 22 de janeiro, na Doosan Arena) e, finalmente, o Rangers (a 29 de janeiro, no Dragão).
Nos quartos de final da Taça da Liga, o emblema azul e branco tem encontro marcado com o Vitória SC, no Estádio do Dragão, pelo que lhe resta, apenas, saber qual o adversário que terá pela frente, na Taça de Portugal, sabendo de antemão que as formações que militam no principal escalão do futebol nacional só entram em cena na terceira eliminatória.
Leia Também: Gabri Veiga encontrou inspiração para brilhar (finalmente) pelo FC Porto