Procurar

Belenenses elimina Marítimo e causa surpresa na Taça de Portugal

Golos de Midana Sambú e Evandro Barros colocam os Azuis do Restelo na terceira eliminatória da prova-rainha do futebol nacional, onde já também já se encontra o AD Marco 09.

Belenenses elimina Marítimo e causa surpresa na Taça de Portugal

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
20/09/2025 12:57 ‧ há 1 semana por Carlos Pereira Fernandes

O Belenenses, da Liga 3, tornou-se, ao final da manhã deste sábado, no segundo clube apurado para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, graças ao (inesperado) triunfo conquistado sobre o Marítimo, da II Liga, no Estádio Nacional do Jamor, por 2-0.

 

A formação orientada por João Nuno entrou bem no embate da segunda eliminatória, de tal maneira que, ao fim de 28 minutos, já fazia a festa, por intermédio de Midana Sambú. Já no segundo tempo, à passagem dos 52 minutos, foi a vez de Evandro Barros fazer, também ele, o gosto ao pé, para selar o resultado final.

A formação lisboeta soma e segue naquela que é a prova-rainha do futebol nacional, isto, depois de, na passada ronda, ter deixado para trás o Amora, por 1-0, graças a um golo 'solitário' assinado por João Paredes, já no prolongamento, que se revelou decisivo.

Este está, de resto, a revelar-se num arranque de temporada positivo para os Azuis do Restelo, que, até ao momento, somam quatro vitórias (sobre Atlético CP, Lusitano de Évora, Amora e Marítimo), um empate (contra o Mafra) e uma derrota (na visita à Académica, no passado fim de semana, por categóricos 4-1), ao cabo de seis jogos oficiais.

Como resultado, o clube encontra-se, não só na terceira eliminatória da Taça de Portugal (onde já irão entrar em cena os conjuntos que disputam a I Liga), como também na segunda posição da Liga 3, em igualdade com Caldas e Amora, e a apenas um ponto do 1.º Dezembro.

O Marítimo, por seu lado, é terceiro classificado, na II Liga, com dez pontos conquistados em cinco jornadas, tantos quanto a União de Leiria, e menos dois do que o líder, o Sporting B, e menos um do que o segundo classificado, o Vizela.

AD Marco 09 também já lá está

Quem também já tem lugar marcado na próxima fase da Taça de Portugal é o AD Marco 09, que, na véspera, levou de vencida O Elvas, por 1-0, no Estádio Municipal do Marco de Canaveses, à 'boleia' de um remate certeiro da autoria de Andrezinho, no decorrer do prolongamento.

O próximo embate desta ronda está agendado para as 14h00 (hora de Portugal Continental) desde sábado, e irá colocar, frente a frente, Sintrense e Vizela. Mais tarde, pelas 15h00, haverá lugar ao Castrense-Lusitânia de Lourosa, ao Sanjoanense-Felgueiras e ao Ovarense-Sporting da Covilhã. Às 16h00, jogam-se o Vitória de Sernache-Portimonense e o Vidago Farense, às 16h30, o Caldas Fátima, e, às 20h30, o Paredes-Desportivo de Chaves.

O lote de apurados só ficará, no entanto, finalizado no domingo, dia que trará consigo um autêntico 'tsunami' de jogos, que terá início pelas 10h30, com o São João Ver-Vasco da Gama Vidigueira, que se seguirá, às 11h00, do Louletano-Operário de Lagoa, do Alpendorada-Estrela da Calheta e do Benfica e Castelo Branco-Angrense, e, às 14h00, do Naval-Leixões.

Já às 15h00, jogar-se-ão, em simultâneo, o Bragança-Brito, o Oriental-Fafe, o Atlético CP-Rebordosa, o Espinho-Almodôvar, o Celoricense-Mafra, o Marinhense-Mosteirense, o Lusitano de Évora-Serpa, o Silves-Oliveira do Hospital, o Nogueirense-Águias do Moradal, o Monção-Oliveirense, o Sacavenense-União de Leiria, o Peniche-1.º Dezembro, o Rebordelo-Gouveia, o Nazarenos-Paços de Ferreira, o Correlhã-Torreense, o Resende-Feirense, o Portimonense B-Penafiel, o Portalegrense-Académico de Viseu, o Comércio e Indústria-Salgueiros, o Ançã-Vinhais, o Limianos-Vila Meã, o Olivais e Moscavide-União da Serra, o Amarante, União de Santarém, o União de Lamas-Atlético da Malveira, o Vila Caiz-Elétricos, o Fazendense-Mirandela, o Machico-Vila Real, o Moncarapachense-Anadia, o Trofense-Vianense e o Mortágua-Marialvas.

Finalmente, às 16h00, terá lugar o derradeiro encontro, entre o Fornos de Algodres e o Charneca da Caparica.

Leia Também: FPF e Liga homenageiam presidente da SAD do Chaves em jogo de despedida

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si