AVS e Benfica têm encontro marcado a partir das 18h00 deste sábado, numa fase marcada por eventos conturbados e de mudança para ambas as equipas, num jogo referente à sexta jornada da I Liga.
A partida tem um grande envolvimento mediático, uma vez que marcará o regresso de José Mourinho ao banco de suplentes do Benfica 25 anos depois, assim como ao campeonato português passado quase 22 anos, quando saiu do FC Porto.
No entanto, o AVS também acaba por estar num período frágil no que a treinador diz respeito, uma vez que José Mota foi despedido do comando técnico dos transmontanos.
A turma da Vila das Aves vem de uma sequência de cinco jogos sem vencer, com o último resultado a surgir frente ao Estoril Praia, com uma derrota por 3-1 no Estádio António Coimbra da Mota.
Já o Benfica está sem vencer nos últimos dois encontros, depois de empatar frente ao Santa Clara e perder contra o Qarabag, em casa, para a I Liga e Liga dos Campeões, respetivamente, que motivaram o despedimento de Bruno Lage e a sucessão de José Mourinho no banco de suplentes das águias.
Quanto ao histórico de confrontos, a vantagem vai para os encarnados, ainda que, no único jogo entre ambas as equipas na Vila das Aves, o resultado final foi um empate a uma bola na temporada passada.
Já nos jogos no Estádio da Luz, o Benfica domina em larga margem, visto que venceu o AVS por 4-1 para a Taça da Liga, em 2023/24, e ainda uma goleada ainda mais expressiva na temporada seguinte, por 6-0.
De recordar que José Mourinho teve apenas cerca de 48 horas para preparar a partida com o plantel encarnado, depois de ter sido apresentado pelas 16h00 da passada quinta-feira, seguindo logo para o primeiro treino com as novas cores do clube que agora representa.
O jogo tem apito inicial está agendado para as 18h00 (horário de Portugal Continental), no Estádio do Clube Desportivo das Aves, com arbitragem liderada por Bruno José Costa, da AF Viana do Castelo, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Últimos resultados
AVS: D-D-E-D-D
Benfica: D-E-V-V-V
Últimos onzes
AVS: Simão Bertelli, Diogo Spencer, Aderllan Santos, Cristian Devenish, Kiki Afonso, Jaume Grau, Ángel Algobia, Óscar Perea, Bruno Lourenço, Babatunde Akinsola, Tomané.
Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Georgiy Sudakov, Andreas Schjelderup, Vangelis Pavlidis.
Ausências
AVS: Guillem Molina (lesionado), Aderllan Santos e Leonardo Rivas (em dúvida).
Benfica: Manu Silva, Bruma, Alexander Bah e Dodi Lukebákio (lesionados).
Leia Também: José Mourinho regressa à I Liga 21 anos, quatro meses e 11 dias depois
Leia Também: Mourinho ainda agora chegou e já perde pérola para regresso ao Benfica
Leia Também: De volta a 'casa'. Eis a primeira publicação de José Mourinho no Benfica