O plantel principal do FC Porto deu, ao final da manhã desta quarta-feira, continuidade aos trabalhos de preparação tendo em vista o encontro de abertura da sexta jornada da I Liga, perante o Rio Ave, que está agendado para as 20h15 (hora de Portugal Continental) da próxima sexta-feira, no Estádio dos Arcos.
Uma sessão na qual Francesco Farioli teve motivos para sorrir, uma vez que viu Martim Fernandes (diagnosticado com uma lesão no ligamento colateral externo do joelho esquerdo) e William Gomes (a contas com uma lesão muscular no isquiotibial da perna esquerda) a evoluírem para regime de treino integrado condicionado.
O lateral português e o extremo brasileiro estão, desta maneira, mais perto do regresso aos relvados. Numa fase menos adiantada do processo de recuperação estão Nehuén Pérez (recentemente operado a uma rotura total do tendão de Aquiles), Alberto Costa (que realizou trabalho de ginásio) e Luuk de Jong (que se ficou pelo tratamento).
A formação azul e branca tem mais uma ronda de trabalhos agendada para a manhã de quinta-feira, no complexo do Olival, uma vez mais, à porta fechada. Mais tarde, a partir das 12h30, o treinador italiano irá falar aos jornalistas, a propósito da deslocação a Vila do Conde, em conferência de imprensa.
Percurso 'imaculado' na I Liga
O objetivo do FC Porto passa, de resto, por dar continuidade àquele que está a revelar-se um percurso 'imaculado', na temporada de 2025/26 do principal escalão do futebol português, no qual é líder isolado, após ter somado 15 pontos em 15 possíveis, graças aos triunfos conquistados sobre Vitória SC (por 3-0), Gil Vicente (por 0-2), Casa Pia (por 4-0), Sporting (por 1-2) e, mais recentemente, Nacional.
Imediatamente atrás, encontram-se Sporting e Moreirense, com 12 pontos cada. Uma dupla que ainda pode, no entanto, vir a ser ultrapassada pelo Benfica, que é quinto classificado, com os mesmos dez pontos do Famalicão, mas que mantém uma partida (com o Rio Ave, da jornada inaugural) em atraso.
Os vila-condenses, por seu lado, não estão numa fase tão confortável, uma vez que levam apenas três pontos na 'bagageira', ao cabo de quatro rondas, como resultado dos empates com Nacional (a uma bola), Arouca (a três bolas) e Sporting de Braga (a duas bolas), assim como da derrota com o Moreirense (por 3-1).
Um registo que deixa a equipa orientada pelo técnico grego Sotiris Sylaidopoulos na 15.ª posição, imediatamente acima da 'linha de água', em igualdade com o Estrela da Amadora (que conta com mais um duelo disputado, até ao momento).
Dragões já fazem mira à Europa
O embate com o Rio Ave será, de resto, o último do FC Porto antes da entrada em cena na fase de liga da Liga Europa, visto que a partida com o Salzburgo, na Red Bull Arena, terá lugar já pelas 20h00 do próximo dia 25 de setembro, quinta-feira.
Além dos austríacos, os dragões também terão pela frente Estrela Vermelha (a 2 de outubro, no Dragão), Nottingham Forest (a 23 de outubro, no City Ground), Utrecht (a 6 de novembro, no Stadion Galgenwaard), Nice (a 27 de novembro, no Dragão), Malmo (a 11 de dezembro, no Dragão), Viktoria Plzen (a 22 de janeiro, na Doosan Arena) e, finalmente, Rangers (a 29 de janeiro, no Dragão).
Leia Também: Farioli monta defesa de betão. FC Porto soma registo impactante na Europa