Procurar

Luís Campos prefere Dembélé a Yamal e avisa: "Se não é Bola de Ouro..."

Conselheiro desportivo do PSG recorda que o prodígio do Barcelona conquistou apenas "o campeonato espanhol", na passada temporada, pelo que tem de ficar atrás do francês na corrida pelo prémio de melhor jogador do mundo.

Luís Campos prefere Dembélé a Yamal e avisa: "Se não é Bola de Ouro..."

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
16/09/2025 15:03 ‧ há 2 semanas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

PSG

Luís Campos, conselheiro desportivo do Paris Saint-Germain, concedeu, esta segunda-feira, uma extensa entrevista à estação televisiva francesa RMC Sport, na qual abordou diversos temas, entre eles, a disputa pela Bola de Ouro, da qual disse não ter dúvidas de que Ousmane Dembélé tem de ser considerado o favorito a sair como vencedor.

 

"O PSG tem nove nomeados para a Bola de Ouro. Nós estamos muito felizes e orgulhosos. Outros jogadores também mereciam estar lá, como [Bradley] Barcola ou [Willian] Pacho. Ousmane Dembélé marcou 35 golos e fez 16 assistências. Foi eleito o melhor jogador da Liga dos Campeões e o melhor jogador do seu campeonato. Terminou como melhor marcador do seu campeonato. Ganhou tudo. Chame-se Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo, não há discussão", começou por afirmar.

"Se ele não conquistar a Bola de Ouro, é porque as pessoas que votam não têm competência para votar na Bola de Ouro, porque as estatísticas dele e tudo aquilo que conquistou são bastante fortes. Do meu ponto de vista, quem merece claramente a Bola de Ouro é Ousmane Dembélé. Para mim, não há discussão", acrescentou.

Questionado sobre se Lamine Yamal, do Barcelona, não pode, também ele, ser apontado como sério candidato ao troféu entregue, anualmente, pela revista France Football ao melhor jogador do mundo, o português atirou: "Estou a falar da temporada passada, não de uma projeção dos próximos anos".

"Esta temporada, o jogador com melhores estatísticas e em maior evidência em todas as competições foi Ousmane Dembélé. [Achraf] Hakimi e Vitinha - que também conquistou a Liga das Nações - também fizeram temporada extraordinárias, mas a verdade é que o melhor jogador da Liga dos Campeões e da Ligue 1 foi Ousmane Dembélé. A Bola de Ouro tem de ser dele", atirou.

"Estamos a projetar Lamine Yamal como um enorme jogador para o futuro, mas também estamos a falar de uma temporada bastante específica. O palmarés foi decisivo em todos os anos anteriores, e o que é que Lamine Yamal conquistou? O campeonato espanhol", rematou, sobre esta discussão.

As dúvidas ficarão, de resto, desfeitas já na próxima segunda-feira, dia 22 de setembro. Será aí que, no Théâtre du Châtelet, em Paris, serão desvendados ao mundo os vencedores de todas as categorias da edição de 2025 da Bola de Ouro.

"Donnarumma? O PSG é mais importante do que qualquer um"

Luís Campos aproveitou, ainda, aquela que foi a primeira aparição pública desde o encerramento do mercado de transferências de verão para explicar a tão badalada saída de Gianluigi Donnarumma para o Manchester City, a título de empréstimo: "A política do clube passa pela construção de uma equipa. O clube é mais importante do que qualquer pessoa. Isso mudou, no PSG".

"A saída de Donnarumma deveu-se a um conjunto de circunstâncias. Pediu um salário ao nível do PSG antigo, não do atual... A nossa política está muito ligada ao mérito, ganhas mais quando mereces. Dedicámos algum tempo a discutir a questão do Gigio. Estávamos obrigados a encontrar soluções, se não chegássemos a um acordo", justificou.

Leia Também: Real Madrid pondera boicote à Bola de Ouro contra "festival do Barcelona"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si