Procurar

Real Madrid pondera boicote à Bola de Ouro contra "festival do Barcelona"

Direção liderada por Florentino Pérez não esquece que Vinícius Júnior foi 'ignorado' em detrimento de Rodri, em 2024, pelo que não deverá fazer representar-se na gala do próximo dia 22 de setembro.

Real Madrid pondera boicote à Bola de Ouro contra "festival do Barcelona"

© Reuters

Carlos Pereira Fernandes
11/09/2025 11:16 ‧ há 22 horas por Carlos Pereira Fernandes

O Real Madrid estará a ponderar seriamente a possibilidade de não marcar presença na gala da Bola de Ouro, agendada para o próximo dia 22 de setembro, no Théâtre du Châtelet, em Paris, de acordo com informações adiantadas, esta quinta-feira, pelo jornal espanhol Mundo Deportivo.

 

A direção liderada por Florentino Pérez não esquece a polémica cerimónia do passado ano de 2024, na qual também não se fez representar, por indignação com o facto de o galardão de melhor jogador do mundo ter sido atribuído a Rodri Hernández, do Manchester City, e não a Vinícius Júnior.

Recentemente, um representante da France Football, a publicação responsável por este troféu, viajou até Madrid, onde se reuniu com elementos da estrutura blanca, na tentativa de normalizar a relação entre ambas as partes... mas sem sucesso.

A decisão ainda não está tomada, mas vai ganhando cada vez mais força, ainda que os merengues contem com três nomeados para a categoria de melhor jogador (Kylian Mbappé, Vinícius Júnior e Jude Bellingham), uma para a de melhor jogadora (Caroline Weir), um para o Troféu Yashin, de melhor guarda-redes (Thibaut Courtois) e dois para o Troféu Kopa, de melhor sub-21 (Dean Huijsen, na vertente masculina, e Linda Caicedo, na feminina).

"Festival do Barcelona" à vista?

A mesma publicação acrescenta que, a pesar na direção dos responsáveis do Real Madrid, também estará a série possibilidade de a gala da Bola de Ouro vir a transformar-se num autêntico... "festival do Barcelona", o seu eterno rival.

Isto porque o clube blaugrana é aquele que tem mais nomeações para as diferentes categorias (17, no total). Só na de melhor jogador, são quatro (Lamine Yamal, Raphinha, Pedri González e Robert Lewandowski), e na de melhor jogadora, seis (Aitana Bonmatí, Alexia Putellas, Patri Guijarro, Ewa Pajor, Caroline Graham e Claudia Pina).

Lamine Yamal também compete para o Troféu Kopa masculino, juntamente com Pau Cubarsí. No feminino, está na corrida Vicky López, ao passo que a companheira de equipa, Cata Coll, é apontada como uma das principais favoritas ao Troféu Yashin feminino. Resta referir Hans-Dieter Flick, cujo nome consta entre os candidatos ao prémio de melhor treinador do mundo, em 2025.

Portugueses na corrida

Quem também concorre à Bola de Ouro para melhor jogador do mundo é o trio português do Paris Saint-Germain formado por Nuno Mendes, Vitinha e João Neves (só Gonçalo Ramos ficou de fora), após aquela que foi uma temporada de 2024/25 'de sonho', que culminou na conquista de Liga dos Campeões, Ligue 1, Taça de França e Supertaça de França, com a camisola do Paris Saint-Germain, e da Liga das Nações, ao serviço da principal seleção nacional.

No entanto, a representação do futebol português não se fica por aqui, uma vez que Rodrigo Mora (do FC Porto) e João Neves (do Paris Saint-Germain) também estão na corrida ao Troféu Kopa, que distingue o melhor jogador sub-21 do planeta. Todas as dúvidas vão ficar dissipadas dentro de menos de duas semanas.

Leia Também: Três portugueses (mais Gyokeres) entre os candidatos à Bola de Ouro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si