O Chelsea optou, esta terça-feira, por retirar Dário Essugo da lista de jogadores inscritos na Liga dos Campeões, na sequência da lesão sofrida durante o estágio levado a cabo pela seleção nacional de sub-21, no início do presente mês de setembro.
A decisão surge, sensivelmente, uma semana depois de o médio-defensivo ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica, que, de acordo com as primeiras perspetivas clínicas, o irá manter arredado dos relvados por um prazo nunca inferior a 12 semanas, isto é, até ao final do presente ano civil de 2025.
No lugar do jogador de apenas 20 anos de idade, os blues registaram Facundo Buonanotte, internacional argentino adquirido ao Brighton, no passado mercado de transferências de verão, a título de empréstimo, que motivou um investimento na ordem dos 20 milhões de euros.
Contratempo para Dário Essugo
Recrutado ao Sporting, no passado mercado de transferências de verão, a troco de uma verba próxima dos 22 milhões de euros, após uma temporada na qual deu nas vistas ao serviço do Las Palmas, na qualidade de cedido, Dário Essugo vê, assim, a afirmação interrompida, em Stamford Bridge.
O internacional sub-21 português cumpriu a pré-temporada ao serviço do Chelsea e chegou, inclusive, a ser utilizado por Enzo Maresca. Agora, aguardava a estreia a nível oficial, depois de ter sido suplente não utilizado, perante Crystal Palace (empate sem golos), West Ham (goleada, por 1-5) e Fulham (vitória, por 2-0).
Esta, recorde-se, é apenas a segunda experiência da jovem promessa lusa no estrangeiro, depois de uma carreira quase exclusivamente dedicada ao Sporting, com apenas um empréstimo ao Desportivo de Chaves pelo meio, em 2023/24. De leão ao peito, conquistou três títulos de campeão nacional, o último dos quais na passada época, na qual foi utilizado em... dois jogos.
Buonanotte vai mesmo cumprir o sonho
O infortúnio de uns é a sorte de outros. Que o diga Facundo Buonanotte, que, na chegada ao Chelsea, não escondeu o entusiasmo para com a oportunidade de disputar a Liga dos Campeões. Apenas dois dias depois, acabaria, no entanto... por ficar de fora da lista de jogadores inscritos junto da UEFA.
"É um grande passo na minha carreira. Estou verdadeiramente feliz por estar aqui e preparado para dar tanto quanto puder à equipa e à equipa técnica. Tenho a certeza de que irá ser uma temporada positiva", começou por afirmar o médio-ofensivo, no momento da apresentação aos sócios e adeptos.
"É claro que vou ter a oportunidade de disputar a Liga dos Campeões pela primeira vez, o que vai ser um grande desafio. Estou mesmo ansioso por esta temporada, e espero poder ajudar o clube a alcançar os seus objetivos", acrescentou.
O calendário do Chelsea
O Chelsea vai entrar em cena na fase de liga da edição de 2025/26 da Liga dos Campeões já na próxima quarta-feira, pelas 20h00 (hora de Portugal Continental). O primeiro adversário será o Bayern Munique, num embate que terá lugar na Allianz Arena.
Seguir-se-ão jogos com Benfica (em Stamford Bridge, a 30 de setembro), Ajax (em Stamford Bridge, a 22 de outubro), Qarabag (a 5 de novembro, na Azersun Arena), Barcelona (em Stamford Bridge, a 25 de novembro), Atalanta (no Gewiss Stadium, a 9 de dezembro), Pafos FC (a 21 de janeiro, em Stamford Bridge) e, finalmente, Napoli (a 28 de janeiro, no Estádio Diego Armando Maradona).
Leia Também: UEFA lança nova (e importante) regra a dias do arranque da Champions