Procurar

Lendas de Portugal superiorizam-se ao resto do mundo (e ganha a caridade)

Estádio de Alvalade acolheu o 'Legends Charity Game', esta segunda-feira, onde os grandes nomes do passado do futebol português mostraram o que valem frente a estrelas mundiais, com direito a goleada. No final, ganhou mesmo o lado solidário do emblemático encontro.

Lendas de Portugal superiorizam-se ao resto do mundo (e ganha a caridade)

© REUTERS

Miguel Simões
15/09/2025 22:14 ‧ há 1 semana por Miguel Simões

Pouco interessava quem ganhava um encontro solidário, mas as lendas de Portugal não hesitaram em mostrar o que valem e golearam as estrelas do resto do mundo, por 4-1, esta segunda-feira, na disputa do 'Legends Charity Game', disputado no Estádio José Alvalade.

 

Costinha alinhou com Vítor Baía, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Tiago Mendes, Luís Figo, Maniche, Nani, Ricardo Quaresma e Pauleta de início, enquanto do outro lado Roberto Carlos apostou nas titularidades de Petr Cech, Javier Zanetti, John Terry, Carles Puyol, Marco Materazzi, Gaizka Mendieta, Marek Hamsik, Christian Karembeu, Kaká, Henrik Larsson e Javier Saviola.

Num jogo globalmente dominado pelas estrelas portuguesas, Ricardo Quaresma foi o primeiro a testar as luvas de Petr Cech logo nos primeiros segundos e, logo a seguir, Materazzi ficou perto de fazer um autogolo numa aproximação perigosa de Fábio Coentrão.

Pouco depois, Pauleta protagonizou dois falhanços praticamente consecutivos, mas cumpriu o lema 'à terceira é de vez' e, em cima do minuto 15, o açoriano aproveitou da melhor forma um passe teleguiado de Ricardo Quaresma para mergulhar de cabeça para o 1-0 em Alvalade.

Sensivelmente a meio do segundo tempo, Oleksandr Usyk, famoso pugilista, deu que falar ao entrar para o lugar de Larsson, tratando-se do único participante que não se afirmou como futebolista profissional, sendo que, curiosamente, a partir daí o adversário assustou Vítor Baía mais vezes, primeiro num remate de Kaká à trave e ainda numa ocasião de Hamsik.

De Vítor Baía a Quaresma. Lendas de Portugal reunidas para jogo solidário

De Vítor Baía a Quaresma. Lendas de Portugal reunidas para jogo solidário

'Legends Charity Game' disputa-se no Estádio José Alvalade, esta segunda-feira, entre as lendas de Portugal e as antigas estrelas um pouco por todo o mundo, com o objetivo de arrecadar mais de 1 milhão de euros para instituições de caridade.

Miguel Simões | 19:09 - 15/09/2025

Chegados ao fim os primeiros 40 minutos, Nuno Gomes e Hélder Postiga passaram a formar a dupla de ataque da seleção das quinas, com registo também para a entrada de Beto para o lugar de Vítor Baía. À semelhança de Pauleta, o recém-entrado Postiga também contou com dois falhanços seguidos e, ao minuto 45, tratou de fazer o 2-0 com um cabeceamento certeiro.

Logo a seguir, Michael Owen aproveitou o passe de Del Piero e reduziu a desvantagem da equipa do resto do mundo ao minuto 48, mas a resposta também foi quase imediata da parte de Portugal. Luís Figo fez um brilharete sozinho à entrada da área e assinou o 3-1 aos 52 minutos

Pouco depois, o ex-árbitro Artur Soares Dias assinalou penálti do recém-entrado Eliseu sobre Kaká e, apesar da contestação (entre sorrisos), Beto defendeu o remate de Djorkaeff. A recarga certeira de Del Piero foi invalidada e permaneceu a vantagem lusa de dois golos.

Pepe estava em todo o lado, ora a defender, ora a atacar, pelo que pertenceu a ele a responsabilidade de apontar o 4-1 final, ao minuto 74, ao aproveitar um cruzamento de Eliseu para cabecear para o fundo das redes. Nota ainda para um golo anulado a Ricardo Quaresma - que tanta magia espalhou pelo relvado de Alvalade - a dois minutos do fim, por fora de jogo.

Recorde-se que Vítor Baía, Beto, Pepe, Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão, Bosingwa, Jorge Andrade, Eliseu, Bruno Alves, Deco, Dani, Simão Sabrosa, Maniche, Tiago Mendes, Luís Figo, Nani, Ricardo Quaresma, Nuno Gomes, Hélder Postiga e Pauleta foram os escolhidos para representar a equipa de Portugal, às ordens de Costinha.

De referir que o referido duelo solidário tem como objetivo arrecadar mais de 1 milhão de euros para instituições de caridade, sendo 'pintado' não só como um jogo, mas também como "um grito de guerra pela união, compaixão e propósito", de acordo com a organização.

[Notícia atualizada às 22h20]

Leia Também: De Vítor Baía a Quaresma. Lendas de Portugal reunidas para jogo solidário

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si