Menos de um ano depois de ter sido adquirido ao Sporting, a troco de uma verba na ordem dos 11 milhões de euros, Ruben Amorim vive aquele que é o período mais delicado no comando técnico do Manchester United, adensado pela pesada derrota sofrida no passado domingo, na deslocação ao Etihad Stadium, perante o Manchester City, por 0-3.
Com apenas cinco jogos disputados na presente temporada de 2025/26, os red devils já se viram 'arremessados' para o 14.º lugar da Premier League (somam quatro pontos, como resultado de uma vitória, um empate e duas derrotas), assim como para fora da Taça da Liga (de onde foram eliminados pelo Grimsby Town, do quarto escalão do futebol inglês, no desempate por grandes penalidades).
A estrutura do clube tem deixado bem claro que o treinador português tem o emprego a salvo, até porque o projeto em marcha não é de curto, mas sim de médio/longo prazo, mas a verdade é que os resultados, aliados ao elevado investimento (só no último verão, foram gastos perto de 250 milhões de euros em Benjamin Sesko, Bryan Mbeumo, Matheus Cunha, Senne Lammens e Diego León), levantam questões.
Os números são, pelo menos, deveras 'assustadores'. De acordo com o levantamento realizado pela estação televisiva britânica Sky Sports, o ribatejano é o detentor da pior percentagem de vitórias por parte de um timoneiro permanente do Manchester United desde... a Segunda Guerra Mundial. Dos 47 duelos realizados ao leme da equipa, triunfou em apenas 17, o que se traduz num rácio de apenas 36,17%.
Rácio esse que o deixa atrás de Wilf McGuinness (36,78%), Frank O'Farrell (37,04%), Dave Sexton (40,3%), Tommy Docherty (46,93%), Ron Atkinson (50%), Matt Busby (50,45% na primeira passagem e 52,38% na segunda), Louis van Gaal (52,43%), David Moyes (52,94%), Ole Gunnar Solskjaer (54,17%), Erik ten Hag (54,69%), José Mourinho (58,33%) e Sir Alex Ferguson (59,67%).
"O pior treinador da Premier League"
O jornal britânico The Sun, por seu lado, vai um pouco mais longe, e pega nos dados da plataforma estatística Opta para apontar Ruben Amorim como "o pior treinador da Premier League", uma vez que, desde que chegou a Old Trafford, em novembro do passado ano de 2024, ninguém teve uma prestação menos conseguida, na competição.
Ora vejamos. Em 31 jornadas, o ex-Sporting somou... 31 pontos, além de que se ficou por uma diferença negativa entre golos marcados e sofridos de 13, o que o deixa atrás de tudo aquilo que as restantes formações que disputam, atualmente, o principal escalão do futebol inglês fizeram, desde então.
Resta, agora, perceber ao certo o que é que o Manchester United planeia fazer com Ruben Amorim, sendo certo que este está 'obrigado' a dar a volta ao atual rumo dos acontecimentos já no próximo sábado, pelas 17h30, naquele que é o encontro mais aguardado de toda a quinta ronda do campeonato, diante do Chelsea, em Old Trafford.
Since MD12 of 2024-25 (Ruben Amorim's first game in charge of Man Utd), no ever-present Premier League team have performed worse than Manchester United (31 points from 31 games, -13 goal difference). pic.twitter.com/QSpz88PyEG
— Opta Analyst (@OptaAnalyst) September 14, 2025
Leia Também: Amorim mais fragilizado do que nunca: "Preocupa-me o que vai acontecer"