Procurar

Acordo fechado. Pote vai renovar e ser dos mais bem pagos do Sporting

Leões têm tudo alinhado com o internacional português para a assinatura de um novo contrato, cuja validade passará de 2027 para 2020, mantendo a atual cláusula de rescisão, no valor de 80 milhões de euros.

Acordo fechado. Pote vai renovar e ser dos mais bem pagos do Sporting

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
15/09/2025 06:19 ‧ há 2 semanas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Mercado

O Sporting terá alcançado um princípio de acordo com Pedro Gonçalves tendo em vista a renovação do atual contrato, que termina já no final da próxima temporada (isto é, em junho de 2027), de acordo com informações adiantadas pela edição desta segunda-feira do jornal A Bola.

 

O internacional português irá, ao que tudo indica, assinar, um novo vínculo, cujo prazo de validade passará para 2030, ao mesmo tempo que mantém a cláusula de rescisão, no valor de 80 milhões de euros, e o 'catapulta' para o mais elevado patamar do plantel às ordens de Rui Borges, acrescenta a mesma publicação.

Os primeiros contactos entre ambas as partes terão começado no final de 2023, apenas seis meses depois da última renovação, e no mais delicado período da carreira deste, quando se debatia com uma lesão que o manteve arredado dos relvados durante um longo prazo.

Na altura, os sinais foram positivos, pelo que, agora, em setembro de 2025, a proposta foi formalmente redigida e entregue ao jogador de 27 anos de idade, que aceitou comprometer-se uma vez mais. O entendimento deverá, de resto, ser tornado público já nos próximos dias.

No entanto, a direção liderada por Frederico Varandas não pretende ficar por aqui, e, depois de Pote, pretende 'amarrar' outros dos 'pesos pesados' da equipa principal por mais anos, como é o caso de Francisco Trincão, Geny Catamo ou Ousmane Diomande.

Os milhões investidos

Pedro Gonçalves, recorde-se, chegou a Alvalade no verão de 2020, proveniente do Famalicão, a troco de uma verba na ordem dos 6,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, e não demorou até conquistar a titularidade, ainda sob as ordens de Ruben Amorim.

As boas exibições deixaram bem clara à estrutura verde e branca a qualidade do criativo que tinha em mãos, de tal maneira que, três anos depois, esta investiu mais sete milhões de euros por outros 40% do seu passe, fixando o investimento total em 13,5 milhões de euros.

Significa isto que, neste momento, a formação minhota ainda detém 10% dos direitos do internacional português. E a verdade é que, tendo em conta a preponderância que vai assumindo, no Sporting, a possibilidade de vir a encaixar mais milhões não é, de todo, descabida.

Aliás, no passado mercado de transferências de verão, o Bayer Leverkusen ter-se-á mesmo 'chegado à frente' e formalizado uma oferta na ordem dos 30 milhões de euros, que foi prontamente rejeitada pelos responsáveis leoninos.

O conjunto que disputa a Bundesliga mantém, ainda assim, o interesse, pelo que 'ameaça' voltar à carga, num futuro muito distante. Pote também reúne interessados na Preier League, como é o caso do Aston Villa, que o acompanha há já largos anos.

Cinco anos de leão ao peito

Feitas as contas, já lá vão mais de cinco anos de Pedro Gonçalves ao serviço do Sporting. Durante este período, foi utilizado num total de 204 partidas oficiais, ao cabo das quais somou 86 golos e 52 assistências, números ilustrativos da sua importância.

Pelo meio, conquistou três títulos de campeão nacional, duas Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Isto, sem esquecer a Liga das Nações arrecadada em representação da principal seleção nacional.

Leia Também: O golo de Salvador Blopa que deu a vitória ao Sporting B em jogo 'louco'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si