Procurar

FC Porto-Nacional: Dragão quer afastar nevoeiro antigo e assumir-se líder

O FC Porto procura aproveitar o deslize do Benfica nesta jornada para continuar o bom momento e a série de vitórias, num jogo que antecede o início da campanha na Liga Europa.

FC Porto-Nacional: Dragão quer afastar nevoeiro antigo e assumir-se líder

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
13/09/2025 07:26 ‧ há 2 dias por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Antevisão

FC Porto e Nacional estão prontos para dar um bom espetáculo no Estádio do Dragão, este sábado, num encontro que está a contar para a quinta jornada da I Liga.

 

Com o olho na liderança (ainda mais) isolada depois do empate do Benfica, os azuis e brancos esperam que o fator casa seja fundamental para aquela que poderá ser a quinta vitória consecutiva em jogos oficiais para Francesco Farioli deste que chegou à cidade Invicta.

No entanto, o Nacional de Tiago Margarido não vai ao Porto para fazer favores aos dragões, e promete lutar por pontos na fortaleza do técnico italiano, após uma polémica com a Liga Portugal devido à viagem para o encontro desta tarde.

Depois da sua primeira vitória, os insulares procurarão repetir a dose e subir ainda mais na tabela classificativa, onde se encontram no décimo lugar.

O histórico não favorece essa ambição, já que é preciso recuar a 2013 para termos o FC Porto a perder pontos em casa para a turma da Choupana, que não vence neste estádio desde 2010/11, na altura a contar para a Taça da Liga.

O jogo referente à quinta jornada da I Liga tem apito inicial agendado para as 18h00 (horário de Portugal Continental), no Estádio do Dragão, com arbitragem de Luís Godinho, sendo que poderá acompanhar as incidências, em direto, no Desporto ao Minuto

Treinadores em discurso direto

Francesco Farioli

As dúvidas e certezas: "Sim, [Eustáquio e Gabri Veiga] estão de volta à equipa. Treinaram nos últimos dias sem problemas, pelo que estarão de volta. [William Gomes?] Estamos a avaliá-lo ainda. Não gosto de tomar riscos quando uma situação não é clara. Se não estiver pronto, haverá outros jogadores na equipa capazes de fazer essa posição. Terá um treino mais individual e vamos ver [se pode ser opção]".

Alternativas a Alberto Costa: "Há diferentes cenários, jogadores e opções para avaliar, do ponto de vista tático. Teremos de ver o que vamos fazer amanhã, em torno das lesões, é falta de sorte. O Martim, o Francisco, o Luuk, o Eustáquio... Agora o Alberto. É preciso arranjar opções. Pablo Rosario? Quando alguém falta, outro tem de estar pronto para dar o passo em frente".

Antevisão ao jogo: "É muito importante este regresso [ao Estádio do Dragão]. Muitos jogadores estiveram fora ao serviço das suas seleções. É importante reconectar todos aqui nestes dias antes do jogo. É preciso continuarmos focados. Nada de olhar só para o passado, mas sim para o que aí vem. O Nacional é uma grande equipa. Já fez belos jogos em casa. Temos de olhar para isso. Temos de estar preparados para diferentes tipos de pressão, diferentes tipos de cenário".

Tiago Margarido

Análise ao adversário: "É um FC Porto bastante diferente daquele que tivemos oportunidade de defrontar na última época, que se reforçou muito bem, aumentou também a sua qualidade individual e, por conseguinte, a qualidade coletiva".

Abordagem ao jogo: "Como princípio, o Nacional nunca coloca 'autocarros'. Por vezes, os adversários é que empurram a nossa equipa para trás e temos que nos defender, porque estamos aqui para competir e ganhar pontos".

Polémica com a Liga: "Como treinador, a minha única preocupação é que a equipa possa viajar dentro daquilo que são as condições mínimas e dignas para uma equipa profissional de futebol. Mas, felizmente, esse assunto ficou resolvido".

Últimos resultados

FC Porto: V-V-V-V

Nacional: V-D-E-D

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Nehuén Pérez, Jan Bednarek, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Rodrigo Mora, William Gomes, Luuk de Jong, Borja Sainz.

Nacional: Lucas França, João Aurélio, Léo Santos, Zé Vitor, José Gomes, Matheus Dias, Chiheb Labidi, Liziero, Paulinho Bóia, Jesús Ramírez, Witi Quembo.

Ausências

FC Porto: Martim Fernandes, Alberto Costa, William Gomes e Luuk de Jong (lesionados).

Nacional: Ivanildo Fernandes, Deivison e Miguel Baeza (lesionados).

Leia Também: Lesões, regressos e elogios a Mora no FC Porto. Eis o que disse Farioli

Leia Também: "FC Porto? Como princípio, o Nacional nunca coloca 'autocarros'"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si