Francesco Farioli marcou presença, esta sexta-feira, na conferência de imprensa de antevisão ao FC Porto-Nacional, agendado para este sábado, no Estádio do Dragão, em duelo a contar para a quinta jornada da I Liga.
Desafiado a projetar o regresso ao Estádio do Dragão, o treinador italiano recordou o impacto da pausa do campeonato para dar lugar aos compromissos internacionais entre seleções, tendo aproveitado para esclarecer os regressos de Stephen Eustáquio e Gabri Veiga às opções, ainda com incógnitas sobre William Gomes.
Na senda dos jogadores que podem substituir os ausentes, Francesco Farioli não hesitou em deixar elogios ao bom exemplo de Rodrigo Mora, para além de ter referido as posições em que pode jogar o reforço Kiwior, sem esquecer a crescente importância de Victor Froholdt no "entusiasmo" que se tem gerado em torno do clube azul e branco.
Destaques
- há 3 semanas
- há 3 semanas
Em direto
William Gomes ainda de fora?
Miguel Simões há 3 semanas
"Estamos a avaliá-lo ainda. Não gosto de tomar riscos quando uma situação não é clara. Se não estiver pronto, haverá outros jogadores na equipa capazes de fazer essa posição. Terá um treino mais individual e vamos ver [se pode ser opção]".
Entusiasmo crescente no Dragão
Miguel Simões há 3 semanas
"Foram ajustadas algumas coisas ao longo dos últimos tempos. Os jogadores não eram tão maus antes e não são tão bons agora. Faz parte da evolução de todos. O entusiasmo dos adeptos é algo que temos de estimular. É um privilégio jogar perante um Estádio do Dragão cheio. Temos de lutar para estar ao melhor nível possível, sempre a trabalhar no duro".
Kiwior pode ser opção imediata?
Miguel Simões há 3 semanas
"Kiwior jogou na posição 6 em Itália, no Spezia. Pode jogar a lateral, claro, mesmo que a posição principal dele seja a de central. Está pronto para ajudar a equipa".
Impacto de Froholdt (já com prémios)
Miguel Simões há 3 semanas
"O que me surpreende é a facilidade de adaptação. Foi um dos primeiros jogadores a ser colocados em cima da mesa. Transmite 'vibes' positivas. Estamos todos contentes com as suas características. É importante para ele e para nós, para nos desenvolvermos. É um jogador que serve toda a equipa, interage com muitos jogadores em campo".
Eustáquio e Gabri Veiga de volta
Miguel Simões há 3 semanas
"Sim, estão de volta à equipa. Treinaram nos últimos dias sem problemas, pelo que estarão de volta".
Intensidade no jogo e opções no banco
Miguel Simões há 3 semanas
"Tudo tem impacto. Aumentar a intensidade tem um preço, mas é isto o que queremos e o que os jogadores querem. Penso que é isto que nos vai dar vantagem a longo prazo. Com a equipa completa, ainda melhor. Temos o exemplo fantástico do Rodrigo Mora. Não foi opção durante três jogos e depois deu a resposta. Um excelente jogo contra o Sporting. Aspeto mais defensivo? Sim, falei com ele e com outro jogadores. Pedimos esforço e sacrifício no capítulo defensivo. Estou confiante em todos eles".
Problemas no corredor direito da defesa
Miguel Simões há 3 semanas
"Há diferentes cenários, jogadores e opções para avaliar, do ponto de vista tático. Teremos de ver o que vamos fazer amanhã, em torno das lesões, é falta de sorte. O Martim, o Francisco, o Luuk, o Eustáquio... Agora o Alberto. É preciso arranjar opções. Pablo Rosario? Quando alguém falta, outro tem de estar pronto para dar o passo em frente".
O que esperar do regresso ao Dragão?
Miguel Simões há 3 semanas
"É muito importante este regresso. Muitos jogadores estiveram fora ao serviço das suas seleções. É importante reconectar todos aqui nestes dias antes do jogo. É preciso continuarmos focados. Nada de olhar só para o passado, mas sim para o que aí vem. O Nacional é uma grande equipa. Já fez belos jogos em casa. Temos de olhar para isso. Temos de estar preparados para diferentes tipos de pressão, diferentes tipos de cenário".