A pausa internacional para as seleções fez bem ao Alverca. O conjunto ribatejano venceu, esta sexta-feira, por 1-0, o Tondela, em jogo da quinta jornada da I Liga.
A primeira parte foi muito disputada, com ideias de jogo muito parecidas, assentes no contragolpe. No entanto, foi através de um lance de bola parada o verdadeiro sinal de perigo.
Aos 31', Lincoln assumiu a responsabilidade de bater um livre direto. A bola saiu ligeiramente por cima da baliza defendida por Bernardo Fontes, que não tinha qualquer hipótese de efetuar a defesa caso o remate do médio brasileiro, ex-Fenerbahçe, fosse enquadrado.
Pouco depois, aos 34', os visitantes também estiveram perto de inaugurarem o marcador, mas o cabeceamento de Yefrei Rodríguez foi negado por um estrondosa defesa de André Gomes, de regresso à baliza, após ter estado de fora no último jogo, diante do Benfica. Recorde-se que o guardião luso encontra-se cedido pelos encarnados e os regulamentos da Liga não permitem tal encontro.
O jogo animou e o emblema beirão beneficiou de uma grande penalidade, após Meupiyou derrubar Tiago Manso dentro da área. Este último foi o responsável por cobrar o castigo máximo, aos 43', mas as suas intenções esbarraram nas mãos de André Gomes.
Quem não marca, sofre. Na sequência de um canto, aos 45', o Alverca chegou à vantagem, fruto de um autogolo de Maviram, na tentativa de desviar o lance cobrado por Lincoln.
Na etapa complementar, quase que o campeão da II Liga respondia na mesma moeda. Perto da pequena área, Brayan Medina tentou o golo, mas os reflexos apurados de André Gomes foram decisivos para manter tudo igual no resultado.
O domínio do jogo pertenceu aos beirões, que tiveram dificuldades para criarem reais ocasiões de golo. O técnico Ivo Vieira bem tentou dar uma nova vida ao ataque, mas as substituições não tiveram sucesso.
Dentro dos dez minutos finais, Hugo Félix, irmão do internacional português João Félix, fez a estreia pelo Tondela e ainda ousou um remate, que saiu bem ao lado da baliza defendida pelo seu ex-companheiro de equipas nas camadas de formação do Benfica.
Num duelo entre recém promovidos, o Alverca, liderado por Custódio, acabou por levar a melhor e somou os primeiros três pontos na Liga e subiu, à condição, ao 12.º lugar da classificação, com quatro pontos.
Por sua vez, o Tondela mantém-se como o lanterna vermelha, com apenas um ponto.
A restante jornada irá prosseguir durante o fim de semana, sendo que a nota de destaque até então vai para o empate caseiro (1-1) do Benfica frente ao Santa Clara, com culpas para Nicolas Otamendi, capitão das águias.
Leia Também: Chegou a hora de Quenda. Catamo é baixa certa para o Famalicão-Sporting
Leia Também: Lesões, regressos e elogios a Mora no FC Porto. Eis o que disse Farioli