A pausa internacional para as seleções terminou e o campeonato nacional está de regresso. O Benfica entra em ação, esta sexta-feira, com a receção ao Santa Clara, para a quinta jornada.
Depois de um mês de agosto exigente, com sete vitórias e um empate em oito jogos, os encarnados têm agora novos objetivos em mente, que passam por alcançar o rival FC Porto no topo da classificação e por uma boa entrada na fase de Liga da Liga dos Campeões.
O jogo com o Santa Clara será o primeiro de quatro em casa no corrente mês. Amar Dedic é baixa confirmada frente aos açorianos, dado que vai cumprir um jogo de castigo, depois de ter sido expulso na ronda anterior, diante do Alverca. Recorde-se que o lateral-direito, de 23, encontra-se atualmente lesionado.
Por sua vez, o Santa Clara chega com ritmo competitivo ao Estádio da Luz, dado que realizou o seu jogo em atraso, relativo à primeira jornada, nesta paragem internacional. A vitória (1-0) no terreno do Estoril foi a primeira dos insulares na presente edição do campeonato.
Historicamente, o Benfica leva ampla vantagem nos confrontos realizados na condição de visitado em jogos para o campeonato. São oito vitórias contra uma do emblema de São Miguel, na época 2019/20 (4-3.).
O Benfica-Santa Clara, da quinta jornada da I Liga, está agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental) no Estádio da Luz, em Lisboa, e contará com arbitragem de João Pinheiro, da AF Braga.
Treinadores em discurso direto
Bruno Lage
Elogios ao Santa Clara: "É uma equipa muito bem organizada. Sabem o que tem de fazer com bola, a forma como gostam de defender e pressionar. Vai ser um jogo muito exigente. Temos de jogar ao mais alto nível e colocar na cabeça aquilo que é o maior objetivo do clube: vencer o campeonato."
Substituto de Amar Dedic: ""Tomás Araújo, Leandro Santos e Aurnses? Vou apostar num deles, em função da melhor estratégia para vencer o jogo. Sobre o Dedic, é uma lesão muito semelhante que o Fredrik teve o ano passado. Independentemente do tempo de paragem, é fundamental perceber qual vai ser a evolução no dia a dia".
Regresso de Bernardo Silva: ""Sem querer entrar no lado político da questão, por aquilo que eu conheço do Bernardo e da sua motivação, é que em breve, não sei quando, ele será jogador do Benfica, independentemente do presidente".
Vasco Matos
Estratégia no Estádio da Luz: "Temos de estar num nível muito alto. Temos de ter uma grande capacidade de entreajuda. Temos de correr muito. Vai ser um jogo onde vamos ter de correr muito porque a equipa vai-nos obrigar a isso. Temos de estar preparados."
Vitória frente ao Estoril moraliza equipa: "Sinto que a equipa está a melhorar. Obviamente que vamos ter um jogo extremamente difícil contra uma grande equipa, mas o nosso foco continua a ser aquilo que a nossa equipa pode fazer. Vamos tentar, obviamente, dar muita luta e sermos a equipa que temos sido."
Benfica ainda não perdeu na época: "Em termos daquilo que é o adversário, se vem num melhor ou mau momento, sinceramente não me preocupa muito. Tenho é de olhar para a equipa e perceber o que estamos a fazer e o caminho que temos de percorrer."
Últimos resultados
Benfica: V--E-V-V-V
Santa Clara: D-D-E-E-V
Últimos onzes
Benfica: Samuel Soares, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Leandro Barreiro, Andreas Schjelderup, Franjo Ivanovic
Santa Clara: Gabriel Batista, Sidney Lima, Frederico Venâncio, MT, Lucas Soares, Serginho, Adriano Firmino, Paulo Victor, Brenner Lucas, Gabriel Silva, Matheus Pereira
Ausências
Benfica: Manu Silva, Bah, Bruma, Lukebakio, Nuno Félix (lesionados), Amar Dedic (castigado e lesionado).
Santa Clara: Nada a registar.
Leia Também: Candidatura de Vieira avisa Noronha Lopes: "Bernardo Silva? Seria ilegal"
Leia Também: "Se o Benfica está num bom ou mau momento, não me preocupa muito"