Bruno Batista, diretor de campanha de Luís Filipe Vieira, concedeu, esta quinta-feira, uma entrevista à Antena 1, na qual desvalorizou o facto de, na véspera, João Noronha Lopes, candidato rival à presidência do Benfica, ter anunciado um princípio de acordo com Bernardo Silva, jogador que se encontra em final com o Manchester City.
"Isso é um lapso de quem não tem muita experiência no mundo do futebol. Não vou acreditar que tenha cometido uma ilegalidade. Vou dizer é que é uma manobra eleitoralista, que eu saúdo, porque Bernardo Silva é sempre bem-vindo ao Benfica, mas não acredito", começou por afirmar o responsável.
"Isso é só falta de experiência da candidatura de Noronha Lopes. Não acredito que tenham falado com Bernardo Silva, até porque isso seria ilegal, e estariam a colocar a candidatura e o Benfica numa situação menos bonita. Portanto, acredito que isso é só um lapso de quem não tem experiência a negociar jogadores", prosseguiu.
"Luís Filipe Vieira, possivelmente e espero que em janeiro dirigente do Benfica, possa levar o contrato a Bernardo Silva, e, em junho, eu próprio estarei no aeroporto para o receber e trazer a casa. É muito bem-vindo", rematou.
Questionado sobre se o antigo líder máximo do clube da Luz estaria disponível para pedir a João Noronha Lopes a minuta do contrato assinado com o internacional português, em caso de vitória nas eleições, Bruno Batista respondeu com recurso à ironia: "Tenho a certeza de que nós temos muitas mais minutas de contrato do que João Noronha Lopes, que nunca assinou nenhum".
"Qualquer dos grandes jogadores que passaram pelo Benfica ou qualquer dos grandes jogadores do mundo que queiram vir jogar, aqui, na Luz, jogará sempre na Luz, independentemente de quem for o presidente", atirou.
Um regresso... anunciado
Natural de Lisboa, Bernardo Silva completou formação no Benfica, antes de ter sido vendido ao Monaco, no verão de 2014, a troco de uma verba na ordem dos 15 milhões de euros, com apenas três partidas oficiais disputadas ao serviço da equipa principal.
Em 2017, seguir-se-ia o 'salto' para o Manchester City, onde viveu os pontos mais altos da carreira. Ainda assim, o internacional português nunca escondeu que veria com bons olhos a possibilidade de regressar à Luz, agora, com outro estatuto.
"Obviamente que um dia, querendo eu voltar a Portugal, a parte financeira nunca será por aí, senão não voltava. Vou querer receber um salário correspondente ao meu valor, mas dentro do que se pratica em Portugal", afirmou, em novembro de 2023, numa entrevista concedida à RTP.
Eleições a 'aquecer'
As eleições para a presidência do Benfica, recorde-se, estão agendadas para o próximo dia 25 de outubro. Neste momento, estão confirmadas as candidaturas, não só de Luís Filipe Vieira e João Noronha Lopes, como também de João Diogo Manteias, Martim Borges Coutinho Mayer e Cristóvão Carvalho.
Quem também concorre ao cargo é o atual presidente, Rui Costa, que tornou pública a decisão de levar, uma vez mais, o nome a votos no passado mês de julho, após a prestação dos homens de Bruno Lage no Campeonato do Mundo de Clubes ter chegado ao fim.